Europa

Um dia em Córdoba, Espanha

Córdoba é uma das minhas cidades favoritas na Espanha! Adoro o ambiente da cidade, as ruazinhas estreitas, as lojinhas de cerâmica, a simpatia das pessoas. Adoro!

cordoba
fonte na casa andalusi

A última viagem de 2015 (viu o post com a retrospectiva das viagens do ano? clica aqui) foi para lá, um bate e volta desde Sevilha (40 minutos em trem de alta velocidade – veja aqui no site da renfe horários e valores). Claro que a cidade tem muitas atrações que te permitirão ficar mais de um dia, mas nessa ocasião achei melhor o bate e volta.

cordoba
muitas laranjas

A primeira parada é na catedral, que foi uma mesquita (em tese ainda é, pois tem o mambar e a qibla ainda) e hoje é uma igreja normal, com missa, batizados e casamentos. Os muçulmanos são proibidos de rezar lá dentro. Custa 8 euros para entrar e dá para comprar as entradas na hora tanto na taquilla como nas máquinas.

cordoba
a qibla

A imagem do interior dela, com seus arcos brancos e vermelhos é emblemática dos livros de história quando relatam o período do Al Andalus (ocupação árabe na região). E dá uma emoção estar ali e pensar em tantos séculos de história, ocupação e reocupação, uso e reuso, e também… intolerância.

cordoba
vai dizer que não é impressionante?

Mas é um templo frio e esparso, estranho. Com santos e elementos islâmicos, altar e inscrições corânicas… Só acho difícil ir a Córdoba e não entrar ali, por mais estranho que seja o lugar.

cordoba
uma exposição de fragmentos encontrados na catedral.

Saindo da catedral, gosto de rumar para a ponte romana que corta o rio Guadalquivir. Vou e volto, devagar e pensando na vida.

cordoba
suspirando com a beleza

Da ponte, é sempre hora de entrar no Alcázar de los Reyes Cristianos (custa 4,50 euros e vale muitooo a pena). Ali chegou a ser a sede da inquisição (uiii), mas eu abstraio isso e parto logo para os jardins, que configuram o meu lugar favorito na Espanha! Sim, sem medo de exagerar, é um lugar lindo. Lindíssimo.

cordoba
os jardins mais lindos da vida
cordoba
com muitas fontes

 

Depois disso, já deve ser hora de almoçar, e em Córdoba há muitas opções de pratos típicos viáveis, mas eu amo dois: croqueta de salmorejo (vegetarianos levantem a mão) e rabo de touro! Nham…

cordoba
nhac nhac

Após o almoço e hora de sair rolando pelas ruas estreitas da judería de Córdoba, que é patrimônio cultural da humanidade tombado pela Unesco. Ali você vai encontrar muitas lojas de joias, cerâmicas, couro e outros produtos típicos de Córdoba e de lugares turísticos.

cordoba

Pela rua de los Judíos eu gosto de visitar a Sinagoga (que custa 0,30 de euros se você não for cidadão europeu), a casa sefardi e nessa última viagem visitei a Casa Andalusi. É um museu de ambiência que retrata como viviam os árabes. Custa 2.50 euros e vale bastante a pena, pois apesar de pequenininho é bem caprichado e cuidado.

cordoba
o interior

Não deixe de espiar os pátios das casas e estabelecimentos, eles também são patrimônio imaterial da humanidade e uma beleza de encher os olhos.

cordoba
pátios e mais pátios

Super recomendo Córdoba para um bate e volta ou para uma visita ampliada, é uma cidade encantadora!

cordoba
pelas ruas de Córdoba

 

Aqui neste link tem um índice de todos os posts da Espanha e neste link todos os posts sobre Sevilha.

Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

28 Comentários

  1. Eu estive em Córdoba e fiquei 2 dias, amei a cidade. Não me cansava de andar para lá e para cá, apreciando esses pátios floridos. Amo essa história da ocupação muçulmana, lógico que abstraindo das lutas pelo poder e tudo que aconteceu por causa disso. Lindas fotos e essa comidinha deu água na boca se não pensar que era rabo de touro.

  2. Córdoba está no meu roteiro de viagens deste ano; com bate volta (Madri/Córdoba/Sevilha).
    Encantada com essa regiao da Espanha.

  3. A Espanha é incrível! Tantos lugares para conhecer… quando vejo um post desses, com um lugar maravilhoso eu não acredito que eu só conheço Madri e Toledo. Preciso de uns meses por lá!

  4. Que lindeza de lugar!!!!! Ainda não conheço, mas com certeza está na listinha! Ainda mais depois desse post.
    Essas árvores com laranjas me lembraram Sevilha s2

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar