America do Sul

Santiago do Chile, pela terceira vez – agora foi

Na semana passada empreendemos uma viagem com os alunos pelo Chile, que compreendeu além de Santiago Valparaíso e Viña del Mar, mas o foco era mesmo Santiago. Essa já era minha terceira viagem para lá e quem acompanha o blog sabe que essa cidade está longe de ser a minha favorita, e que eu havia prometido não voltar a lazer para lá, mas resulta que essa não era uma viagem de lazer né? Mas de todas elas foi a que mais me fez gostar!

Santiago continua igual: organizada, segura, limpa e bonita! O trânsito é decente, o metrô atende bem ao que precisamos (ao menos nós turistas), um pouquinho cara mas tudo bem, a comida as vezes decepciona e a simpatia das pessoas idem. Mas dessa vez, com um grupo tão grande fizemos city tour organizado, com guia lusófono que era super gentil (sr. Eduardo). Contratamos a agência Turistik (foi ela quem nos levou a Valparaíso, e levou o pessoal pro Valle Nevado no dia livre, tudo com sucesso). E com isso pudemos visitar algumas partes da cidade com detalhes e anedotas simpáticas!

P1020763 P1020764

Passamos pelo Museo de Bellas Artes, que sim é lindo (visitamos da primeira vez que estivemos em SCL) e tem essa estátua que é uma réplica duma que está na praça Mauá, do Rio, que foi um presente do Chile ao centenário da independência do Brasil. Bonito né?

 

P1020768
Cabe mencionar que os cachorros de rua de lá são sempre enormes! e isso chamou atenção de todo o grupo! risos

A primeira parada foi na Plaza de Armas, um lugar importante na fundação, crescimento e desenvolvimento da cidade, até hoje!

 

P1020770
uma das muitas fotos do grupo, em frente a uma planta da cidade antiga em bronze.
P1020778
diga Xis Carol, com a Catedral ao fundo
P1020784
cenário da Plaza
P1020785
super gatas né? hehehe
P1020786
o prédio do Museo Nacional
P1020788
detalhes da fachada da Catedral, super zoom
P1020789
Mais detalhes da fachada da Catedral
P1020783
A Catedral e prédios modernos

Santiago nunca foi para a coroa espanhola um entreposto comercial importante, por isso nunca teve prédios de cunho cultural relevantes como a cidade do México ou Lima. Sempre teve função de abastecimento apenas. Somado a isso os terremotos e incêndios concorrem para lá não terem muitos prédios dos séculos XIV ou XVII ainda… a pegada é mais modernosinha.

P1020792
tem lá seus contrastes
P1020795
o prédio dos Correios, nesse lugar era a casa do fundador da cidade.
P1020799
alunos animadinhos e profes queridinhas! hahahha
P1020800
porque a vida é feita de bons momentos né gente?!
P1020803
detallitos da cena urbana

 

Fizemos boas caminhadas, com explanações simpáticas do guia, sobre os uso do patrimônio, o fato dos bombeiros serem voluntários em todo o Chile (pausa para espanto!), a presença da polícia montada…

P1020804
bonitas cenas urbanas
P1020805
com detalhes delicados
P1020808
café con piernas

Uma instituição social chilena, apresentada pelo nosso guia, são os cafés com pernas, como esse aí da foto! Vem do costume chileno de não fazer café em casa, e toma-lo sempre na rua, para chamar a clientela, alguns deles, colocaram atendentes com saias beeeem curtinhas. Outros levaram as moças com roupas mínimas. Contava o guia que teve até um que promoveu o ‘minuto feliz’: a cada tanto tempo, as meninas mostravam os seios por um minuto, e como não se sabia quando seria isso, o café estava sempre abarrotado de gente. Mas esse tipo foi logo suspenso pela conservadora política local! Risos.

P1020809
os calçadões do centro sempre cheios de gente
P1020817
a sede do governo Chileno, Palácio de La Moneda

Um país onde o presidente não tem residência oficial, e vai trabalhar a pé se quiser! Não é legal? Mas não é legal olhar para essa fachada e inevitavelmente imaginar os bombardeiros que precederam ao golpe militar de 11 de setembro de 1973. Triste capítulo da história latinoamericana!

P1020826
Galerinha muito feliz no centro cultural da cidadania
P1020832
Vista da cidade, com o prédio mais alto da America do Sul em destaque e a Cordilheira dos Andes imponente no Cerro San Cristóbal.
P1020834
Cordilheira dos Andes, tão bonita de ver!
P1020851
E o almocinho delícia? Cachorro quente com abacate? Nhammm

Depois do almoço fomos visitar o Museo de los Derechos Humanos, que fica na estação de Metro 5a normal. Infelizmente não se pode tomar fotografias desse lindo espaço. Todos gostaram muito da visita, ao que me pareceu. É um museu bastante high tech que conta em detalhes o golpe e o período militar no Chile, como se deu o fim desse tempo duro. Com muitos vídeos, entrevistas, músicas, jornais, interatividades, mapas, fotos… É bem interessante mesmo.

IMG_1532

A noite, fomos no restaurante El Giratório. Fica no bairro de Providência, e sim ele gira do 17 andar! Há! Tem uma vista bem bonita, e pelo que percebi a cada 50 minutos deve dar uma volta completa, ou seja: dá para sentir a volteadinha. A noite foi bem alegre, com muita risada, fotografia e palhaçada. Eu não curti a comida ou o atendimento, devo confessar. É um lugar para turistas, sem dúvidas e não é dos mais baratos, mas foi sem dúvidas divertidíssimo e com uma vista de tirar o fôlego!

P1020855 P1020860 P1020861

Uma longa caminhada até o pátio Bella Vista (3,5 Km, somados aos já 2,5 km da ida e a descida  de 17 andares de escada, sem explicação aparente) arrematou a noite.

 

No dia livre, ficamos no centro de Santiago, enquanto a maior parte do grupo foi para o Valle Nevado. Aproveitamos para descansar as pernas (mais ou menos, pois as caminhadas também foram intensas) e fizemos algumas visitas que nos interessavam, tais como:

Mercado Central de Santiago: dá para acessar de metrô pela estação cal e canto e tem muita coisa legal para ver por lá. O forte são os restaurantes e a venda de frutos do mar. Não, não é barato, mas comer lá pode ser uma experiência muito bacana.

P1020891
detalhe arquitetônico das tesouras do Mercado Central
P1020892
o Donde Augusto é certamente o maior e mais conhecido restaurante do pedaço
P1020901
como eu disse, o forte são peixes e frutos do mar

P1020887 P1020902 P1020906 P1020908 P1020909 P1020910 P1020922

A caminho do Mercado, nos deparamos com muitos ativistas…. Tadinhos nos viram com as cameras na mão e acharam que éramos simpatizantes da causa… até vieram bater papo!

P1020885

Também visitamos o interessante shopping M. Ele está abrigado em um edifício histórico do antigo jornal El Mercurio (o mais antigo da língua espanhola em circulação), e a sua fachada está totalmente preservada, e sem anúncios de shopping. De modo que o desavisado pode passar batido. Lá dentro eles celebram o conceito de Slow Mall (shopping lento!). Ele é bonito, mas não vi nada de muito especial não. Risos…

Também pegamos uma baita manifestação sindical na Plaza de Armas…

P1020927
para a qual o pessoal tava sensível à causa Palestina.
Palestina Livre.
P1020932
os Carabineiros prontos! :p
P1020925
eu já uniformizada com minha camisetinha de Allende Vive!

P1020930

Dum lado da Praça os sindicalistas, no meio dela artistas nem aí pro babado, do outro candidatos da ultra direita… tudo junto na Plaza de Armas…

Com uma ida ao Shopping Costanera, o mais moderninho da cidade, terminamos o nosso dia livre e a etapa Santiaguina da viagem. Logo mais escrevo sobre visita a Viña Veramontes e Valparaíso.

Ahhh tô quase esquecendo de mencionar que na última noite em Santiago fomos ao bairro Boêmio Lastarria, na região central. Me parece mais santiaguino que o Bella Vista, bem legal!

IMG_1554
vibe do Lastarria

 

E você, já foi para Santiago? Conta!

Santiago me foi mais gentil nessa viagem, já fui sabendo que o melhor da comida chilena é a comida peruana, me deparei com pessoas gentis, curti bastante a companhia. Mas ainda insisto: a lazer não mais, 3 visitas é bastante né?
O Chile já apareceu aqui antes, olha só:
Segunda visita
Visita a Vinícola Veramontes
Valparaíso e Viña del Mar
Sewell

Curtiu? Comenta! Compartilha! Faz uma blogueira feliz e interaja!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Adoro relembrar viagens com você, e conhecer lugares para mim ainda desconhecidos por intermédio do seu blog.
    Concordo quando você disse que os chilenos não são tão simpáticos, e ainda me arrisco a opinar que os argentinos -que muita gente detesta – são bem mais legais!
    O melhor da comida chilena é a comida peruana… essa foi boa. E falando em comida, você está linda na foto no El Giratorio! <3
    E falando em fotos, tomei a liberdade de copiar para mim duas que eu não tinha.
    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar