Europa

O que usar nas 4 estações no Sul da Espanha

O Sul da Espanha, a região que compreende a Andaluzia, tem um clima mediterrâneo. Isso implica verões quentes e secos e invernos amenos. Eu costumo dizer que mais quente do que aqui na Europa não existe.

Por isso acho importante escrever sobre o que usar ao longo do ano em termos de roupa. Mas é claro que no final das contas o conforto térmico de cada um é de cada um :).

Eu sempre consulto o aplicativo de previsão do tempo chamado Accuweather, ele é bem completo, viu? Recomendo baixar no seu gadget. Gosto dele pela precisão dos horários e mm de chuvas e também porque ele dá a temperatura e a sensação térmica! Muito importantes ambos.

Cabe destacar que eu escrevo desde Sevilha, e em comparando com aqui, se você descer ao litoral (como Cádiz, Málaga ou Almeria) vai ter clima mais fresco e se subir até a serra ainda mais. E no Brasil eu moro no Paraná, onde é mais frio e menos quente do que aqui de maneira geral. Mas isso não quer dizer que eu desconheça calor, pois morei em Foz e em Macapá – eu achava que sabia o que era calor, até chegar aqui! hahahah

Vamos lá ao que interessa:

No inverno – temperaturas durante o dia em torno dos 15 graus e a noite em torno dos 9. Período de escassa chuva.

espanha
Não faz tanto frio não!

Salvo na serra nevada – Região de Granada – é incomum nevar no Sul da Espanha.

Não acho que seja o caso de usar blusa e calça térmica por baixo da roupa. Eu dou conta com jeans e/ou saia e meia calça de fio 40.  E um casaco de lã. Mas guie-se pela temperatura, sempre. De repente, se você é mais friolentx ou não está acostumadx com o frio pode requerer mais agasalho.

espanha
pescoço protegido sempre

Na primavera – no início da estação podem ocorrer chuvas. É bom consultar a previsão para ver se deve ou não colocar sombrinha na bolsa! As temperaturas são amenas nessa época, mas ainda é fresco. Durante o dia fica em torno dos 20 graus e de noite dos 15.

espanha
fresco, mas gostoso

Isso pede um agasalho leve, calça, talvez até um lenço no pescoço a noite. E eu usaria sapato fechado.

Na minha opinião, excluindo a semana santa, é o melhor período para visitar a região, assim como no outono.
Na medida em que as semanas vão passando e o verão vai se aproximando o calor vai se intensificando.

espanha
sol sempre brilhando e o calor chegando no final da primavera

Verão – eu poderia resumir apenas em: é um Deus nos acuda! Mas eu vou detalhar. A amplitude térmica entre dia e noite é pequena.

Junho pode-se considerar de calor ameno, para os padrões locais, em torno dos 35 graus o dia todo.

Julho e Agosto são meses muito quentes e de baixa temporada nas regiões que não são de praia, sobretudo as cidades cortadas pelo rio Guadalquivir como Córdoba e Sevilha. Eu evitaria visitar o Sul da Espanha nesse período com certeza (mas eu também digo isso sobre o verão em Buenos Aires e nunca perco a chance de ir, mesmo se for janeiro e os termômetros baterem os 40 graus!).

espanha
traga traje de banho, e fique em hotel com piscina e ar condicionado – se a viagem para cá for inevitável!

 

Quando eu digo muito quentes eu me refiro a temperaturas superiores aos 44 graus todos os dias, podendo chegar as 47-48! Sol intenso, período de muita seca. Pode haver ocorrência de um vento chamado Levante, que é como se houvesse um ventilador dentro de um forno a lenha aberto, soprando nas suas pernas uma brisa morna e angustiante.

espanha
calor mesmo!

Em todo o verão a palavra de ordem é: roupa leve, tecido natural, chapéu e muita proteção.

Outono – custa a esfriar aqui. Enquanto que em toda a Europa os agasalhos já estão desfilando pelas ruas desde meados de outubro, no Sul da Espanha eles só são acionados um mês depois. As temperaturas são bastante amenas durante o dia, em torno dos 20 graus e a noite em torno dos 15.

espanha
o frio custando a chegar. Tirei essa foto em novembro!

No início do outono, chove. De dia, uma jaqueta leve ou camisa de manga longa pode dar jeito na situação. A noite pede um agasalho mais pesadinho.

espanha
vai refrescando com o passar das semanas

 

espanha
Para usar o ano todo! Brincadeira

 

Aqui neste link tem um índice de todos os posts da Espanha e neste link todos os posts sobre Sevilha.

Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

42 Comentários

    1. Eu também tenho medo do verão em Sevilha, lá a coisa fervilha… rima mas não tem graça. hahhah
      O inverno é ótimo. realmente recomendável.

  1. Ola, apesar do calor e do frio de uma coisa estou certo vale a pena visitar Sevilha é muito linda, atraente etc.
    Estive lá por 2 oportunidades e voltaria novamente a qualquer instante.
    Até, parabéns pela publicação, achei muito interessante.
    Clóvis

  2. Preciso fugir desse verão, peguei 39 graus em Paris ano passado e quase morri, imagine com 44!!! Uma das minhas épocas preferidas para viajar na Europa é o outono… o clima é ótimo, as folhas laranjas são lindas e não é muito cheio…

    1. Viajar com tanto calor ninguém merece. Se fala que em 2015 o verão foi um dos mais quentes da história ou do século em Sevilha, para mim foi o pior da vida. Mas mesmo assim, o calor de lá é ancestral. A caiação das casas, as ruas muito estreitas, os pátios com água e outros são recursos usados pelos árabes há 900 anos para combater o calor infernal. ou seja: a desculpa do efeito estufa não cola por lá. hahahahahh

  3. Meu Deus!!! E esse calor do Senegal? Nossa, pra mim não dá não. ODEIO calor….rs Tenho medo do calor da Europa, sempre vou no frio! E olha que eu moro no deserto. Mas um deserto estranho que faz no máximo 30 graus! 🙂 Saludos!
    ps: Amei sua bufanda!

  4. adoro esses posts do tipo “com que roupa eu vou” ? ainda mais quando tem a criatura com a roupa ou foto do tipo de roupa a ser usada. Fica muito abstrato quando alguem diz x graus ,eu não consigo imaginar mas quando coloca foto é diferente. Adorei ! Estive na Andaluzia em fevereiro e adorei o friozinho.

  5. Olá! Que calor só de pensar? Tive sorte as três vezes que visitei a Espanha, sem atentar ao calor tivemos temperaturas muito agradáveis, portanto vou seguir o seu conselho sempre e verificar a época…
    Gosto sempre de sua fala, ela ajuda a pessoa vivenciar o momento…Parabéns! Filha, continua dando ótimas dicas….Vamos voltar? Beijuuu

  6. Ola Poliana! Tdo bem? Eu e meu noivo estamos pensando em ir para a região da Andalizia na nossa lua de mel, que será entre 24 de outubro a 8 de novembro. Esta é uma época boa para visitar a região? Obrigada. bis.

  7. Vc já sabe que passei o maior calorão na Andaluzia né? Fiquei quase 2 meses em Granada estudando do fim de maio até meio de julho e até levei calça, mas só usei 1 dia – e pq ainda era uma calça caqui. O resto do tempo só de rasteirinha, sandália, havaiana, saia, shorts, blusa de alcinha e morrendo de calor seeeempre. Era sair do banho e já estar grudenta! Isso pq ainda fazia a siesta q nem eles. Descansar em casa da hora do almoço (entre 14h e 15h) até umas 18h! Impossível fazer qq coisa com aquele calor! O bom é que o sol se punha tarde tb então saindo as 18h ainda dava tempo de passear muito!

  8. Boas dicas!
    Nunca fui à Espanha no verão. Sempre deixo para o inverno, pois acho que não faz muito frio, principalmente o sul. Sabendo dessas temperaturas acima dos 30 graus, aí é que corro mesmo. Passei a maior parte da minha vida no calor e confesso que amo o frio!

  9. Curto saber detalhes, para saber quando é, ou não, preciso turbinar a malinha. Minha experiência na Espanha foi no outono e variou do quente ao fresquinho. Bom, deixa eu voltar no verão e depois conto se ganha de meu Forno Alegre que amo tanto – adoro calorão!!! BjO!

    1. Realmente Sevilha não tem um inverno rigoroso,mas mesmo assim a temperatura não sobe tantos dias como no Paraná.Bom foi oq eu presenciei.

  10. Boa noite ! Parabéns por compartilhar tanta informação. Achei o teu blog pesquisando sobre o clima em Andaluzia. Pretendo ir para o sul em abril pois acho que não é muito quente, mas não achei nada que fale a respeito das chuvas nesse mês. Vc tem informação a respeito. Agradeço se puder me informar. Pretendo tb ir até Ronda vc acha que o deslocamento(onibus) é melhor partindo de Malaga ou de Sevilha.
    Um abraço.

    1. De uma maneira geral chove muito pouco lá em comparado com aqui. Eu levaria uma sombrinha pq odeio caminhar na chuva.
      Informe-se pelo accuweather, esse app é bem preciso.
      Desde Málaga se chega fácil a Ronda (Ronda é uma cidade da província de Málaga, por isso ela é mais bem comunicada por meio desta cidade). em trem ou em ônibus, sendo o trem mais caro e mais confortável. Desde Sevilha é meio complicado, tem que fazer troca.
      busque em: http://www.renfe.es e http://www.alsa.es e tire as dúvidas.

  11. Olá! Adorei as suas informações. Estarei embarcando no dia 29)09 para Sevilha e com certeza irei conhecer a cidade de Cádiz.
    As minhas dúvidas foram esclarecidas, apesar de está acostumado com o calor do Rio de Janeiro, precisava me certificar do clima nesta época no sul da Espanha.
    Douglas da Lapa/ Rio.

  12. Olá. O que vc sugere de trocas de roupa para viajar por 20 dias entre Cordoba, Sevilha, Granada e litoral – Mar Menor até Marbella – em setembro?

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar