Europa

Pula – Croácia

Pula era o destino final de uma planejada e sonhada viagem que tinha a intenção de visitar a Faculdade de Economia e Turismo da Universidade de Pula para estreitarmos laços e iniciar tratativas de mobilidade di e docente. Mas a viagem foi muito mais do que isso, e lá pude conhecer tanta coisa bacana em termos de turismo cultural que me fez suspirar!

Pula
O Pula Plus é um projeto de turismo local, tem guias, passes… Muito legal! todos abstraindo a cara de cansada da pessoa.

Vamos por partes? A cidade é a capital da Ístria, uma região que tem estreita relação de dependência econômica com o turismo, sobretudo o cultural e o de clima! Não é para menos, a região  é ocupada desde o período romano (Pula mesmo tem 3mil anos!), e depois destes outros ocuparam e reocuparam o espaço deixando marcas culturais praticamente indeléveis. Além disso, o clima é favorável ao balneário, com águas cristalinas e céu azul! Pra fechar com chave de ouro? Tudo isso a um preço muito mais convidativo do que alguns populares balneários do mediterrâneo.

IMG_5426

Outra importante fonte de renda para a cidade é a construção de navios. A noite, essa área do porto tem seus guindastes iluminados e no verão rola até um showzinho deles.

Pula
Eu queria ter visto o show!

Ah Pula! Pequenininha, 60mil habitantes, 4mil são estudantes da UniPu e a metade deles está na Faculdade de Economia e Turismo!

Pula
Estou certa de qua a faculdade tem excelente qualidade, mas para nós ainda é um desafio linguístico a vencer!

Mas apesar de não ser grande, tem o centro bem concentradinho e por isso passear por ela não é difícil.

P1060123

O principal atrativo de Pula, sem dúvida é o Amphiteatro Romano, Arena, ou Coliseu!

IMG_5463

Alguns dizem que Pula é a cidade Coroada pela Arena

IMG_5464

Ele é enorme, tinha capacidade para 20mil pessoas

P1060215

Está muito bem conservado

P1060212

E ainda se organizam lutas de gladiadores por lá, mas não vimos nenhuma.

P1060206

Custa 40 kunas para entrar (equivalente a 15R$) e em no máximo duas horas se visita tudo. Mas nós nunca mais queríamos sair de lá.

P1060226

Visitamos em um dia lindo de sol que nos deixou embasbacados! No subsolo existe uma área de exibições, e nós vimos uma sobre ânforas e azeite de oliva.

P1060233

Além do mais a Arena fica de frente ao mar, uma beleza! Com um passeio bonito.

P1060248

O centro histórico de Pula é bastante compactado, mas cheio de lojas

P1060121

cafés,

Pula
Com nossos anfitriões, Prof. Dr. Aljosa Vitasovic; Prof. Dr. Mauro Dujimovic, tomando um café!

edificações históricas de diferentes períodos,

Pula
o prédio da direita é a prefeitura e o da esquerda é um Fórum Romano, que originalmente tinha mais dois irmão gêmeos ao lado.
Pula
A cidade tem muitos pórticos romanos como esse da esquerda.

praças,

Pula
O que é de linda essa árvore? 🙂

P1060202

Uma das praças que mais me impressionou foi a da Resistência Antifascista, ela mostra “alguns heróis sofridos, e tem a intenção de provocar a reflexão, a dor, o silêncio” (Informações vindas do Milan, o mesmo que me incentivou a visitar Trieste, ele é de Pula!). Para mim funcionou bem.

Pula
vejo dor…
Pula
Muitos bustos!
Pula
Um passado persistente

 

ruas bem estreitas!

IMG_5373

Uma maravilha, assim como o croatian style of life: é devagar, sem pressa. Com gosto pelo trato com amigos nos cafés! Eu adorei, encararia fácil, fácil.

Pula
Esse edifício ao fundo é o mercado municipal

P1060124

Adorei passear de frente para a praia, com marinas, calçadão, gente por todo lado! Aprazível!

Pula
e o azul desse céu? ahhhh

P1060198

A comida? ahhh uma delícia! Com bastante influência italiana, ponto alto para as massas, para os peixes e…. trufas! Em três dias comi trufas 3 vezes! O vinho também era bom, com destaque para o branco Malvasja! E em se tratando de bebidas, ouvi falar que o café é de primeira (eu não tomo) e uma bebida popular é a Passareta (tubaína, é você?)

P1060141

Um outro lugar belíssimo que visitamos foi o Parque Nacional na vizinha Premantura chamado Kamenjak. Lindíssimo, com vistas espetaculares.

tem até um bar (beach-safari bar) divertido por lá.

Premantura
não disse?
Premantura
Bar para cachorro matar a sede, tá meu bem?!
Premantura
belo por do sol!
Premantura
deu até saudade agora!

P1060170 P1060143

Olha, vou dizer mais, eu não fui a única a me apaixonar por Pula, Até James Joyce, desde aquela época, achava que era legal passar temporadas por lá. E você, tá esperando o que?

Pula
Nos disseram que ele escreveu uma parte de Ulysses lá mesmo.

 

Quem também esteve por lá e gostou muito foi a família Peg: a Cláudia, o Marlon e o Felipe. Veja neste post aqui as imagens belíssimas deles e um relato de uma viagem bem diferente da nossa: Felipe o Pequeno Viajante

Opa, algumas informações importantes:

A região da Ístria é bilingue: croata e italiano. Não tive nenhuma dificuldade em comunicar-me em inglês;

para trocar Euros por Kunas, a melhor cotação é nos bancos, que abrem até de sábado;

No verão, em toda a Ístria se opera o projeto (lindo lindo lindo!) chamado Istria Inspirt, com ações interpretativas em quase todas as cidades da região, envolvendo história, drama, gastronomia… Um luxo: site aqui

 

_____________ Esta viagem foi realizada com o apoio da UniPu.

 

E você, gostou desse post? Já esteve em Pula? Quer compartilhar alguma coisa? Use e abuse dos comentários!

Você já segue o Comendo Chucrute e Salsicha pelo instagram? Opa: @comendochucruteesalsicha

E já curtiu a página do blog no facebook?

Acompanhe tudo lá em tempo (quase) real!

Tags
Mostrar Mais

Posts Relacionados

12 Comentários

  1. Bem,!…Poliana, fazer comentários de suas publicações é sempre chover no molhado, sou fã de carteirinha de seu comentários, suas fotos tirada dos melhores ângulos, sempre dão impressão de que estamos passeando no local.
    Achei uma cidade limpa, bela, organizada e muito importante para o turista mundial pela história que carrega..PARABÉNS! … Continue sempre viajando, aproveitando as oportunidades e mostrando e informando a nós que nem sempre podemos fazê-la.

  2. Olá Poliana, tudo bem?

    Ando num desespero danado em busca de informações sobre a Croácia e finalmente encontrei seu blog, pois decidi pesquisar por Trieste! Sou brasileira mas moro em Lisboa há sete anos e na sexta-feira, dia 22 agora, meu namorado e eu vamos à Croácia. Ele vai participar de uma competição no fim de semana em Umag e vamos esticar por dois dias mais. Nosso vôo sai de Lisboa para Trieste. De lá apanhamos um carro e seguimos para Umag. Depois do seu post, já vou convencê-lo a voltarmos para Trieste na terça pela manhã para dar uma voltinha pela cidade. O que se passa é: a Croácia faz parte da zona euro, mas não do Espaço Schengen. Ou seja, precisamos apresentar passaportes e mais um documento de identificação. Além disso, possuem moeda própria. A minha dúvida é: já levar kunas ou fazer o câmbio após chegar em Trieste? Agradecia se pudesse me dar alguma dica sobre isso!

    Obrigada!

    1. Oi Rita, que bom saber do seu ânimo!
      Olha, sobre a cotação: a melhor delas é nos bancos da Croácia. Nós trocamos em Pula que era nossa cidade de base. e basicamente qualquer banco o faz.
      Documentos: apresentamos apenas o passaporte no lado Esloveno e no lado Croata, sem problemas ou mesmo perguntas.
      Qualquer outra coisa, entre em contato. Abraços

      1. Olá Poliana! Obrigada pela resposta! Já decidimos, vamos fazer o câmbio em Trieste ou mesmo Umag, a depender de como tenha de ser feito o pagamento do carro que vamos levantar no aeroporto. Quando fizemos a reserva no site, eles pediram o cartão de crédito. Se bastar o cartão, vamos direto para Umag e fazemos tudo lá.

        Obrigada e beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close