Brasil

Por que visitar Curitiba?

Curitiba é a bonita capital do Paraná, os paranaenses temos orgulho da nossa capital. É bem verdade que ela já viveu maiores dias de glória e de vanguarda, mas ainda reside nela um a aura de moderninha e descolada. Alguns discordarão, mas de sua beleza ninguém diverge!

Aqui eu apresento alguns dos meus lugares favoritos na capital para motiva-los a visitar essa cidade que as vezes parece uma menina do interior na cidade grande!

IMG_6427

As araucárias, é verdade que não é só em Curitiba que elas estão presentes, mas lá chama atenção a sua presença em meio à urbe! E cá para nós: tem árvore mais bonita na vida? (feliz de mim que trabalho, no interior cercada por elas).

IMG_6411

Museu Oscar Niemeyer, uma das obras mais emblemáticas de um dos nossos mais afamados arquitetos merece uma visita. É sem dúvida o museu mais conhecido de Curitiba, apesar de ser um dos mais recentes. Sempre tem programação itinerante que vale a pena.

 

IMG_6709

Largo da Ordem ou Setor Histórico, aqui a cidade teve seu início e existem diversos atrativos neste setor de Curitiba, com muita construção histórica, opções de comes e bebes e diversão garantida.

 

IMG_6438

Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, Curitiba homenageia uma de suas mais numerosas comunidade de descendente de imigrantes, os ucranianos. Além dessa igreja que é uma réplica da primeira igreja ucraniana do Brasil que fica na serra do Tigre no município de Mallet, e é toda encaixada, também tem uma pêssanka.

Assim como esta comunidade, outras são homenageadas em parques e outros espaços, rendendo bonitos passeios e clicks em lugares que unem natureza e cultura: Bosque do Papa (Polonesa); Bosque do Alemão; Santa Felicidade (Italiana); Praças do Japão e da Espanha; Biblioteca Kahlil Gibran Khalil (Árabe).

 

O transporte em Curitiba tem esse ar modernoso e é bastante diferente. Para alguns é um atrativo em si, para muitos é fotografia obrigatória 🙂

 

IMG_6686

É a terra do Leminksi, que dá seu ar em muitos muros e espaços fechados!
Ah essa vida é uma viagem, pena eu estar só de passagem (PL)

 

IMG_6690

Apesar de muita gente achar que Curitiba é só uma capital cheia de patrícias e maurícios (nossa, denunciei a idade com isso né?) ela tem um lado underground e bastante alternativo!

 

IMG_6705

Comer Carne de Onça no Bar do Alemão (Largo da Ordem), que trata-se de carne bovina cru servida com cebola e cheiro verde. Aô delícia!

 

IMG_6656

O outono em Curitiba pode ser muito lindo e especial, com temperaturas ainda agradáveis e muitas folhas no chão, graças a uma arborização que supera muitas cidades médias brasileiras.

 

IMG_6669

As calçadas de Curitiba que são o inferno de quem usa salto, mas que simbolizam o urbanismo com plano diretor mais antigo do país, e nela se gravam os pinhões das araucárias são um charme.
Estando lá, olhe pro céu e olhe pro chão!

 

Curitiba

A praça Santos Andrade que em uma extremidade tem o Teatro Guaíra (com uma agenda sempre interessante) e em outra o prédio histórico da UFPr, a primeira universidade federal do país, palco de manifestações políticas e culturais.

 

Curitiba
Curitiba

Tomar um café do Paço da Liberdade, edifício que já foi a primeira prefeitura municipal de Curitiba e hoje é um café administrado pelo Senac.

Curitiba
Curitiba

Dar uma volta no calçadão da Rua XV de Novembro, ou também conhecido como Rua das Flores, onde ali sempre tem distração por meio da quantidade de artistas de rua e gente que sempre passa por lá!

 

Essas são algumas razões para visitar a capital do Paraná que eu recomendo, e você: recomenda quais?

Alguns blogamigos que são de Curitiba e têm muitas dicas:
Finestrino,
Ferias Now
Tip Trip
Curitiblogando

E os posts do Blog que falam sobre Curitiba estão aqui:
Hospedagem Barata em Curitiba
Dicas de restaurantes
Tour doce
Natal em Curitiba
Roteiro em Curitiba

Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

34 Comentários

  1. Ufa!…Delicia, visitar, pensar, ler algo sobre essa capital, que chega pulsar o coração um pouco mais forte!…
    Estávamos esperando mesmo, vc postar algo dessa cidade que não é tão conhecida assim, mas onde quer que estejamos ao falar em “Curitiba” se não conhecem, todos dizem uma unica coisa; ainda vou conhecer-la, outros ah, Curitiba é muito linda!
    Sou suspeita, mas tudo que vc post eu admiro, e como “Curitiba” já fez e faz parte de nossa vida, gostei muto da sua narração, das fotos que maravilha, quem não conhece é uma oportunidade viajar e sonhar nesse blog!…Beijuuuu

  2. Ai, Curitiba que eu adoro e penso muito em morar nessa bela cidade, um dia quem sabe vou realizar esse desejo !!!
    Para quem é paranaense ou já morou nesse pujante estado é um orgulho ler essa postagem Poliana parabéns adorei. Coincidência hoje faz um mês que estive ai, estou louco para voltar, mesmo que seja a passeio.
    Abçs

  3. Excelente post! Curitiba é uma cidade realmente linda e ótima opção para viajar, fui algumas vezes e ainda não conheço metade! Adoro de paixão! E não conheço o museu do Oscar, baita dívida, né? Bjs!

  4. gente, ainda não conheço Curitiba !!!!! Tenho muita vontade de conhecer, sempre ouvi ótimas referencias sobre a cidade e adorei esse post com dicas de passeios. beijocas

  5. Eu voltei apaixonadíssima por Curitiba, em especial pelo Museu Oscar Niemeyer.
    Me encontrei na cidade! Tive a sensação de estar em uma São Paulo mais tranquila, limpa e segura. Quero voltar mais vezes. ♥

  6. Curitiba é demais mesmo!!! Conheci quando era criança e meus padrinhos moravam lá, mas ainda bem que voltei ano passado pra conhecer de verdade (pq nem lembrava direito né?) no Curitiblogando (<3 <3 <3) pq a cidade é o máximo!!! O que é aquele Tour Curitidoce????

  7. Tenho um amor imenso por Curitiba. Nasci no noroeste do Estado onde fiquei até meus 17 anos e logo após fui morar em Curitiba, permanecendo na Cidade 15 anos incríveis. Faz 7 anos que estou novamente no noroeste do Paraná e ainda não me acostumei com a distancia da Capital do Paraná. Pretendo em breve solicitar uma transferência do meu cargo público novamente para Curitiba. A saudade é imensa de sentir novamente o clima, as pessoas, enfim, tudo! Ótimo post, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar