Europa

Por que não visitar Toledo (Espanha)

Distante meia hora de viagem desde a Estação de Atocha, em Madri (aqui neste link você pode consultar horários, valores e trajetos de trens por toda a Espanha), Toledo é um bate e volta bastante popular entre os turistas. E em minha última estadia na capital espanhola (setembro de 2015) não quis perder a oportunidade de conhece-la.

toledo

Tá, fui e… Não gostei!

toledo
vistas

Calma, antes que vocês fiquem nervosos, vou explicar:

toledo
vistas

Sim, a cidade é bela, tem vistas impressionantes, algumas edificações realmente bonitas. Mas…

toledo
becos? sim temos muitos! Ladeiras? Claro que temos! Sinalização turística? Ah, isso não temos…

A cidade é complicada, e eu definitivamente não tenho lá muita paciência com cidades complicadas. Isso me aconteceu em Budapeste: bonita, mas complicada de entender e eu não gostei da experiência de estar mais tempo perdida do que situada! E com Toledo rolou isso…

toledo
até o gato parece estar desolado

A cidade é mal sinalizada, o centro histórico e a Judería caóticos cheios de ruelas e os mapas não servem de absolutamente nada.

toledo

Foi a primeira vez na minha vida que de posse do mapa, via a igreja X na minha frente e ela no mapa e nada fazia sentido de modo que eu não conseguia me situar!

TOledo
Para se ter uma ideia do que eu estou falando… no bairro judeu esses azulejinhos no rodapé das ruas sinalizam que você está nele. Mas… eu só pude descobrir isso posterior a viagem, pesquisando pois fiquei intrigada! Ou seja, é uma sinalização para os locais…

É um sobe e desce danado. Mais sobe do que desce… Isso cansa um pouco muito. Quem tem alguma dificuldade de mobilidade deve considerar severamente. Minha frase chave durante o passeio era: Mas nós só subimos, quando vamos começar a descer? 🙂

toledo

Alguns atrativos valem muito a pena, como o Museu El Greco, A Sinagoga del Transito (Ambos tem política de gratuidade, consulte nos sites) outros, vai me dando licença, mas cobrar para alguém ver é estelionato, como foi o caso da Mesquita Cristo de La Luz (que em 2 minutos você vê o que tem para ver! Sério mesmo), mesmo que seja baratinho, acho que foram 2,50 euros. Não vale a pena pagar para vê-la, salvo se você, como eu, adora uma vista. De lá se tem uma bonita panorâmica.

Toledo
Mesquita Cristo de la Luz. é isso aí tá?

O grande destaque, como em praticamente todas as cidades espanholas, fica por conta da catedral. Quem me conhece sabe que eu sou empiçada em visitar igrejas, acho um pouco entediante… Mas vamos lá: entrei no horário da missa que era grátis, e… havia um chiqueirinho, um espaço cercado e sem graça para estar de onde não se via nada de interessante, ou melhor: não se via nada, nem a missa propriamente dita. Ou seja: e se eu quisesse assistir à missa? Não poderia porque sou turista? Além do mais o vigia da igreja foi rude comigo e achei tudo desnecessário. Lembram como eu me senti feliz visitando Gran Canária por ter sido esplendidamente bem recebida na visita guiada do Teatro Galdós e como isso influenciou minha perspectiva sobre a cidade? Então, esse evento em Toledo concorreu para que o contrário ocorresse.

toledo
A Sinagoga del Transito, bonita mas atopetada de gente

Voltemos ao argumento número 1: Ah Toledo é tão bonita… Bem, isso certamente é uma questão de referenciais… eu moro na Andaluzia e aqui ainda não visitei nenhuma cidade que não fosse igualmente ou mais bonita do que Toledo… Por isso eu achei marromeninha.

toledo
vista

E ficou a clara impressão de que deveria ter ido a Segóvia ou curtido o dia em Madri mesmo… Ainda bem que pude antecipar a passagem de trem e voltar antes!

toledo
não adiantava muito carregar o mapa na mão…

Era isso que tinha para dizer e explicar sobre Toledo. E você, gostou? Gostaria de visitar?

toledo
Agora que já desabafei, posso me servir de un buen jamón?

Aqui neste link tem um índice de todos os posts da Espanha e neste link todos os posts sobre Sevilha.

Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!
Escrevi esse post ouvindo uma rockera recomendada sempre: Stones!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

18 Comentários

  1. Boa tarde, pois Poliana eu conheço uma pessoa até proxima e tambem visitou Toledo Espanha e segundo ela uma das mais belas cidades que ela conhece!
    Bem assim sendo vou tirar do meu roteiro de final do ano.
    Valeu as informações, tenha uma otima tarde.
    Clovis

  2. Olá filhota, é foi uma grande surpresa ver sua fala em relação a Toledo…Tinha impressão de ser uma cidade além de bela preparada para turista. Mas, nem tudo em nossas viagens fazem o nosso gosto, não é mesmo? Já tinha ouvido falar tbém sobre esses detalhes que vc salienta…O bom então é visitar uma só vez e não ter volta, a menos por motivo muito viável…rsrsr Valeu? Pois devemos colocar sempre aquilo que sentimos…Um beijuuu até mais..

  3. Adorei a sinceridade, guria. 🙂
    Eu MORRO de vontade de conhecer Toledo porque tenho um amor de infância com o mesmo nome: Toledo, no oeste paranaense, cidade em que morei por feliiiiizes cinco anos. E a galera do velho oeste que conhece a xará espanhola sempre diz que é tão linda quanto a “original” (que tem seus 50 e poucos anos. haha).
    Você não me convenceu a tirá-la da bucket list de viagem, mas ajudou a diminuir a expectativa – o que eu acho sempre ótimo. 😉
    Beijo!

    1. Querida, que legal receber sua visita aqui! Que bom que ainda assim você tem vontade de visitar a cidade. Isso indica que possivelmente você vai gostar. Como para mim era indiferente (antes de ir) e eu não tinha nenhum afeto prévio… somados aos eventos relatados… Deu no que deu.
      Hehehe
      Um beijão pros dois bonitinhos.

  4. Ainda que ache Toledo uma cidade linda, entendo o seu ponto de vista. ODEIO Roma e as pessoas acham um absurdo isso! haha Gente, sofri tanto em Roma que não tenho vontade alguma de voltar! Pelo menos, em Toledo e em Roma se come bem, né? Alguma vantagem era importante! haha

  5. É muito chato quando um lugar nos desagrada! Mas é aquela história : tem que experimentar para ter opinião e gosto é um negócio realmente pessoal demais! Assim como te disseram que era ótima e linda, aos teus olhos foi bem marromeno,como você disse!rs

  6. Poli,
    tenho recordacoes de infancia de Toledo e fotos lindissimas, mas nao experimentei essas dificuldades que vc cita , afinal nem ao menos sabia o que era um mapa, como segui-lo…. mas queria muito voltar…. Quem sabe nao tenho uma experiencia melhor? Bjs

  7. Poli, eu tive uma impressão completamente diferente! Dormimos lá e foi muito bacana! Concordo que as cidades da Andaluzia são mais bonitas, mas também amei Toledo! Porém, eu digo que gostei bastante do seu relato sincero!!! Parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar