Brasil

Passeio em União da Vitória

No sul do Paraná está localizada União da Vitória, um município que faz divisa seca e é conurbado com o vizinho Porto União. As duas cidades foram palco do terceiro maior conflito campesino do mundo: A Guerra do Contestado ( a título de curiosidade, o maior foi a revolução russa seguida pela revolução mexicana. O Eduardo Galeano fala disso nas suas Veias Abertas da América Latina). Nem vou me alongar muito falando sobre a Guerra do Contestado, pois esse é assunto muito extenso, mas quero aqui falar de um passeio em União da Vitória que é bem legal: O Parque Histórico do Iguassu!

União da Vitória
Uma das casas do Parque

Do centro de União da Vitória até o Parque são 45 minutos de carro em estrada de pedrisco, e ao chegar lá, já digo logo de cara: reserve o dia todo com o sr. Dago e a dona Joana, pois tem muita coisa para fazer. Nós almoçamos e passamos a tarde e senti que poderia ter ficado mais. Alguns até dormem lá.

União da Vitória
e pelo caminho havia uma igrejinha ucraniana em madeira. Linda!

É um sossego, sem telefone, celular, tv ou qualquer coisa para irritar ou tirar a paz! Esteja preparado para isso, viu?!

União da Vitória

Por meio de uma trilha enorme (é bom ir de tênis, filtro solar, chapéu e disposição) o sr. Dago vai contando a história da região Sul do Paraná, e vai mostrando como eram as casas de imigrantes e até indígenas. Quais foram os relevantes ciclos econômicos do estado, até filme passa (O Heróis de Cruz Machado, dirigido pelo Guto Pasko). Demonstra a importância do rio Iguaçu para toda a história e consolidação do Paraná.
É um passeio bastante instrutivo.

união da vitória

União da Vitória
Cemitério Cenográfico para o referido filme!

Ao final, tem um passeio de barco pela represa da Usina de Foz do Areia, no Iguaçu para visualizar as cachoeiras Foz do Tigre e Colônia Barra do Palmital. Um passeio super seguro e bonito!

União da Vitória

União da Vitória

União da Vitória

Achei que valeu bastante a pena ter visitado União da Vitória novamente, a paisagem rural é linda, lindíssima e os traços históricos merecem ser celebrados.

União da Vitória
olha que paisagem linda!

Caso você decida ir, eu sinceramente não recomendo que trate com a agência de turismo local Sete Ilhas, nós o fizemos, pagamos adiantado pelo passeio, city tour e guia e não obtivemos nada! O Guia não apareceu. Graças a dona de uma padaria que nos levou para alguns pontos da cidade e nos encaminhou para a saída. E o sr. Dago foi muito gentil que confiou que nós havíamos pago para a agência e nos deixou fazer o passeio sem pagar novamente! Humpf.

 

E você, gostou desse post? Quer compartilhar alguma coisa? Use e abuse dos comentários!

Você já segue o Comendo Chucrute e Salsicha pelo instagram? Opa: @comendochucruteesalsicha

E já curtiu a página do blog no facebook?

Acompanhe tudo lá em tempo (quase) real!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

23 Comentários

  1. Eu queria passar a virada do ano lá no Parque Histórico! Quem sabe mostrando o seu texto e as imagens para a minha família, eles se animem a conhecer e desfrutar de um tempinho offline nesse lugar tão interessante! Beijos

  2. Parabéns pelo post sobre União da Vitória! Quando vou pra lá, nunca sei se estou em União da Vitória (PR) ou Porto União (SC) rsrsrs….
    O parque histórico é muto legal, mas a estrela do passeio é mesmo o Sr. Dago, uma peça. Todo o trajeto de ida já vale o passeio, é lindo mesmo!!
    Que pena que vc não subiu no Morro do Cristo rsrsrs, lá de cima da pra ter ideia da distribuição espacial das duas cidades e o desenho do rio iguaçu. É muito bonito, mas recomendo ir depois das 10, antes disso o nevoeiro abraça o morro e não deixa ninguem ver nada.
    As cidades não têm muita estrutura pro turismo, mas a população é muito acolhedora. Recomendo o Hotel 10, onde fiquei várias vezes sempre muito satisfeita 🙂

  3. Nunca tinha ouvido falar deste passeio e que pena que a agência fez essa palhaçada com vocês. Ainda bem que conseguiram uma pessoa boa para proporcionar a oportunidade para vocês de fazerem o programa assim mesmo. Ainda bem que deixou registrado o ocorrido aqui, para que outros não caiam no “conto do vigário” dessa agência.

  4. Cada dia mais chego a conclusão de que não conheço nada do país! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade e desse passeio! E essa questão da agência de viagem, tem que respirar no saco pra não sair do salto né? :/ Que bom que no final deu tudo certo…

  5. Olá… gostaria de saber qual é o valor do passeio de barco?
    E se precisa de um número minimo de pessoas para realizar o passeio? se precisa reservar antes? ou chegando lá realizamos o passeio?
    desde já obrigada…

    Att.
    Jaque!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar