Europa

Um passeio diferente por Barcelona

Quem acompanha o blog sabe que Barcelona é para mim a cidade mais linda do mundo (ai nessa hora os sevilhanos e os madrilenhos querem me matar!), explico isso nesse post aqui. Em 2015 fiz minha terceira viagem para lá, os posts estão aqui e aqui, é só clicar.

Barcelona
pelas ruelas do Gótico

Então nesta última viagem eu decidi que queria fazer coisas e conhecer lugares diferentes, pois Barcelona tem muito para oferecer! Assim sendo, tão logo me certifiquei das datas da viagem fiz contato coma blogamiga Cristina (ela é dona do imprescindível blog sobre Barcelona chamado O Sol de Barcelona, clique para saber detalhes e contato) para agendar um passeio.

Barcelona
cor e cinza pelo Gótico

Na  verdade, a Cris trabalha com condução de grupos com passeios personalizados por toda a cidade e inclusive no entorno. E o meu escolhido foi um pelo Bairro do Gótico. E olha, ela não é amadora não… Além de ser graduada e doutora em história, já leva desde 2012 conduzindo grupos (sobretudo de brasileiros, ela é nossa!) e vive há bastante tempo na cidade. Julguei que não haveria pessoa melhor para nos conduzir pelo bairro.

Barcelona
ruas muito estreitas…

Quem me conhece sabe que eu tenho um pouco de aversão de ser conduzida por um guia para cima e para baixo, sobretudo os que gostam de praticar dinâmicas de grupo ou fazem piadas sem parar, tá isso é coisa para resolver no divã, mas nesse passeio isso não rolou. Primeiro porque o grupo era somente da minha família, segundo porque havia muita, mas muita informação para ser passada, mas de forma descontraída.

Barcelona
adoro fotos com bicicletas, e você?

Se você não conhece Barcelona, permita-me falar um pouco sobre o Bairro Gótico, ele fica a leste das Ramblas (famosa via de pedestres da cidade e uma importante artéria turística)  que consiste de um emaranhado de ruelas, praças cheias de restaurantes, bares, igrejas, museus e centros culturais. A ocupação dele data do século XV e nunca parou desde então.

Barcelona
o passeio inicia pelas Ramblas

O Gótico acompanhou o desenvolvimento urbano de Barcelona, estando em localização muito privilegiada desde sempre, e como tal sofreu mudanças profundas: inclusive sua gotificação, que lhe confere o atual nome.

Barcelona
curtindo 🙂
Barcelona
Sabe essa gárgula em forma de unicórnio? Tem significado. E advinha quem te conta com detalhes? 🙂

Saber sobre a história do Gótico é também saber sobre a história que o circunda em escala geográfica: de Barcelona, da Catalunha, da Espanha e da Europa. Ele foi palco de eventos que marcaram esses territórios de forma indelével.

Barcelona
isso é uma caixa de correio, e a Cris explica direitinho cada um dos elementos pictóricos que constam nela!

Não raro você vai se deparar com algumas manifestações imateriais como danças e os interessantes Castellrs e os Falcons de Barcelona (que são sua versão infantil).

Barcelona
Falcons em ação
Barcelona
Castellers aos olhos de Picasso no frontão de um edifício.

Todos esses detalhes e muitos outros a Cris explicou para nós! Eu adorei.

Barcelona
Essa parede cheia de furos de bala tem história para contar e a Cris manja desses paranauês todos aí!

Essa viagem foi realizada com o apoio do órgão oficial de turismo de Barcelona: Barcelona Turisme.

Barcelona
As blogamigas!

_________
Aqui neste link tem um índice de todos os posts da Espanha e neste link todos os posts sobre Sevilha.

Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

12 Comentários

    1. Obrigada pela visita e pelo comentário! Eu curti muito muito o nosso passeio e o bate papo depois 🙂
      Abraços e até a próxima, aqui em Sevilha, Olé!

  1. Poliana, realmente Barcelona é linda e elegante, sinto necessidade de voltar pois é de ficar passeando por lá pelo menos uns 30 dias.
    Um dia ainda volta, para passar pelo menos 30 dias para visitar pelo menos metade.
    Beijos
    clovis

  2. É sempre gostoso voltar para lugares especiais! Sendo bem guiada, é melhor ainda! Também deteesto dinâmicas de grupo e adoro fotos com bicicletas!

  3. Poli,
    nao conheco Barcelona, entao nao vou querer te matar apesar do sangue galego kkkk
    Pelo post fiquei curiosa, meu marido fala que e uma das melhores cidades para curtir a noite na Europa…. Muito legal o post. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar