Mais conhecido pela sua sigla “PTI”, este parque encanta! Sim, eu já estive lá algumas vezes e no começo de junho fui a uma visita de trabalho e como sempre me impressionei com a pujança do lugar. Aliás, trabalho é uma palavra-chave por lá, viu?
[Se você clicar sobre as fotos, elas aparecem bem grandes!]

Ele foi criado em 2003 para criação e disseminação de conhecimentos para a região na qual está inserida. E ele está instalado no lugar onde foram os antigos alojamentos dos 40mil trabalhadores da construção da Usina de Itaipu (sim, você leu certo, chegou a ter 40mil trabalhadores lá!). Logo, pode imaginar que espaço é o que não falta no PTI – são 116 hectares e ampliação de mais 40.

Decidi colar uma informação do site: “Neste ambiente, o PTI reúne ações em duas vertentes: Desenvolvimento Regional e Retorno à Itaipu. Na primeira, o PTI coordena ações voltadas às áreas de Educação, Ciência & Tecnologia e Empreendedorismo. Já na segunda, o PTI, em parceria com a Universidade Corporativa Itaipu (UCI), vinculada à Universidade Corporativa do Sistema Eletrobras (Unise), opera em três pilares: Educação Corporativa, Pesquisa & Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento.”
Lá estão instaladas diversas instituições/projetos com finalidades específicas (no site, que está ao final, você pode conferir uma por uma). Nós visitamos:
Projeto Ñandeva de Artesanato (link aqui), que estimula a produção e design de peças com significados da região, com atuação na tríplice fronteira.



Estação Ciências: que é um centro interativo de educação muito legal mesmo! Site oficial aqui

Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila, cujo site é esse aqui ó), tem sua sede provisória lá também e com instalações belíssimas.



Espaço do Barrageiro (site não disponível): que me emocionou muito pelo esforço de preservar a memória desses homens que fizeram essa Pedra que Canta (significado da palavra Itaipu).







Laboratórios diversos.

E o Polo Astronômico Casemiro Montenegro Filho (que receberá um post só para ele):
A visita foi ótima, cheia de coisas para conhecer e muito ainda ficou de fora. Conhecer tudo o que acontece lá dentro é meio difícil, mas já deu para ter uma boa ideia da seriedade e profundidade dos trabalhos.
O site oficial é esse aqui. O Parque Tecnológico não está aberto a visitas turísticas, mas sim institucional. Informe-se no: (45) 3576 7200
Para chegar lá em transporte coletivo sugiro consultar o 0800451516 (teletur) e perguntar as opções e horários de ônibus.
Você já curtiu a FanPage do blog no Facebook? Ahhh curte lá: https://www.facebook.com/ComendoChucruteeSalsicha
Aproveita e segue no Instagram também: @comendochucruteesalsicha
Quem me conhece sabe que Foz é uma das minhas cidades favoritas no Mundo, e esse não é o primeiro post sobre a cidade que coloco no blog, checa só os anteriores:
Sobre o Templo Budista: clique aqui
Parque das Aves: clique aqui
Arabesque Night e Feira do Livro: clique aqui
Muitas atrações em uma viagem com alunos: link direto
Evento Casamento na Aldeia: link direto aqui
O que eu estava fazendo, e com quem estava no 11/09/01, parece mentira mas foi assim: link direto aqui
Cara Poliana, bom dia.
Voce sempre nos presenteando com belos comentarios sobre as viagens que faz.
Parabens!!!
Obrigada. um abraço.
Olá filha, sempre nos dando boas informações, belas paisagens e cultura…Foz é Foz não se discute sempre bela….
Sim, Foz é Foz! Adoro! Abraços
Estou admirado! agradavelmente surpreendido com a forma como você fala de nossa terra, nossas atividades e principalmente a alegria contagiante como descreve a nossa realidade em, e, na Itaipu binacional. Também do magnífico POLO TECNOLÓGICO DE ITAIPU. Particularmente eu que em 1977 estive morando – na verdade fui um dos 40 mil homens trabalhadores alojados, chamados ” Barrageiros de Itaipu” – sou envolvido por muitas facetas astrais, pois não perco a emoção sentida na primeira vez que vivi a integração entre os trabalhadores ( 40 mil em um dia no pico das obras e 110 mil homens nos 16 anos que durou a construção de 1975 a 1991) hoje emocionado lendo suas explicações a respeito das características deste monumental empreendimento sócio – cultural e de integração econômica que é o PTI, fico agradecido a seu blog e sua pessoa. Obrigado..!
Prezado Juvenício, seu comentário me emocionou bastante. Foi excelente começar o dia por ele. Obrigada pela visita e sinta-se a vontade para voltar sempre. E você está correto: eu amo Foz. Quem não ne? Abraço