Brasil

Parque Tecnológico de Itaipu

Mais conhecido pela sua sigla “PTI”, este parque encanta! Sim, eu já estive lá algumas vezes e no começo de junho fui a uma visita de trabalho e como sempre me impressionei com a pujança do lugar. Aliás, trabalho é uma palavra-chave por lá, viu?

[Se você clicar sobre as fotos, elas aparecem bem grandes!]

P1050571
muito verde e amplos corredores, com áreas de convivência!

Ele foi criado em 2003 para criação e disseminação de conhecimentos para a região na qual está inserida. E ele está instalado no lugar onde foram os antigos alojamentos dos 40mil trabalhadores da construção da Usina de Itaipu (sim, você leu certo, chegou a ter 40mil trabalhadores lá!). Logo, pode imaginar que espaço é o que não falta no PTI – são 116 hectares e ampliação de mais 40.

P1050587
uma parcial da área do PTI

Decidi colar uma informação do site: “Neste ambiente, o PTI reúne ações em duas vertentes: Desenvolvimento Regional e Retorno à Itaipu. Na primeira, o PTI coordena ações voltadas às áreas de Educação, Ciência & Tecnologia e Empreendedorismo. Já na segunda, o PTI, em parceria com a Universidade Corporativa Itaipu (UCI), vinculada à Universidade Corporativa do Sistema Eletrobras (Unise), opera em três pilares: Educação Corporativa, Pesquisa & Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento.”

Lá estão instaladas diversas instituições/projetos com finalidades específicas (no site, que está ao final, você pode conferir uma por uma). Nós visitamos:

Projeto Ñandeva de Artesanato (link aqui), que estimula a produção e design de peças com significados da região, com atuação na tríplice fronteira.

P1050559
Exposto no Ñandeva
IMG_4074
Muito espaço para oficinas
IMG_4078
Um dos símbolos do projeto, a Árvore da Vida, que simboliza as árvores cheias de espécies de animais que lutaram pela sua vida quando do alagamento do rio Paraná para formação do Lago de Itaipu.

Estação Ciências: que é um centro interativo de educação muito legal mesmo! Site oficial aqui

P1050528
Esse era o espaço da Matemática, para mostrar que os números estão no nosso cotidiano. Mas tinha de outras disciplinas e eu amei o de física!

P1050531

Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila, cujo site é esse aqui ó), tem sua sede provisória lá também e com instalações belíssimas.

P1050593
Parece ruína né? E é mesmo. Mas se de um lado é ruína, do outro são modernas salas de estudo.
P1050600
Olha só, salas de estudo, ruínas preservando a memória e a entrada para uma belíssima biblioteca!
P1050609
Uma panorâmica da bela biblioteca!

Espaço do Barrageiro (site não disponível): que me emocionou muito pelo esforço de preservar a memória desses homens que fizeram essa Pedra que Canta (significado da palavra Itaipu).

P1050508
Pelas paredes os desenhos da época da construção retratando mulheres imaginadas.
P1050509
Mais paredes desenhadas.
P1050511
Espaço do Barrageiro
P1050519
Um vídeo entrevistando o autor dos desenhos, um trabalhador paraguaio que disse que desenhava as mulheres mais bonitas do que elas eram na verdade. risinhos.
P1050512
Uma ambiência fiel de um dos quartos dos barrageiros, com muitos objetos originais da época, até com pôsteres na parede! (anos 70 e 80).
P1050522
Uma sala dedicada aos meios de comunicação do período da construção da Usina: notícias sobre o que acontecia no Brasil na época. Tem vídeos e revistas para folhar a vontade.
P1050524
Longos corredores com informações

Laboratórios diversos.

P1050573
No acesso a alguns dos laboratórios a bela obra Mãe Água, do artista Miguel Hachen

E o Polo Astronômico Casemiro Montenegro Filho (que receberá um post só para ele):

P1050534

A visita foi ótima, cheia de coisas para conhecer e muito ainda ficou de fora. Conhecer tudo o que acontece lá dentro é meio difícil, mas já deu para ter uma boa ideia da seriedade e profundidade dos trabalhos.

O site oficial é esse aqui. O Parque Tecnológico não está aberto a visitas turísticas, mas sim institucional. Informe-se no: (45) 3576 7200

Para chegar lá em transporte coletivo sugiro consultar o 0800451516 (teletur) e perguntar as opções e horários de ônibus.

Você já curtiu a FanPage do blog no Facebook? Ahhh curte lá: https://www.facebook.com/ComendoChucruteeSalsicha

Aproveita e segue no Instagram também: @comendochucruteesalsicha

Quem me conhece sabe que Foz é uma das minhas cidades favoritas no Mundo, e esse não é o primeiro post sobre a cidade que coloco no blog, checa só os anteriores:

Sobre o Templo Budista: clique aqui

Parque das Aves: clique aqui

Arabesque Night e Feira do Livro: clique aqui

Muitas atrações em uma viagem com alunos: link direto

Evento Casamento na Aldeia: link direto aqui

O que eu estava fazendo, e com quem estava no 11/09/01, parece mentira mas foi assim: link direto aqui

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Estou admirado! agradavelmente surpreendido com a forma como você fala de nossa terra, nossas atividades e principalmente a alegria contagiante como descreve a nossa realidade em, e, na Itaipu binacional. Também do magnífico POLO TECNOLÓGICO DE ITAIPU. Particularmente eu que em 1977 estive morando – na verdade fui um dos 40 mil homens trabalhadores alojados, chamados ” Barrageiros de Itaipu” – sou envolvido por muitas facetas astrais, pois não perco a emoção sentida na primeira vez que vivi a integração entre os trabalhadores ( 40 mil em um dia no pico das obras e 110 mil homens nos 16 anos que durou a construção de 1975 a 1991) hoje emocionado lendo suas explicações a respeito das características deste monumental empreendimento sócio – cultural e de integração econômica que é o PTI, fico agradecido a seu blog e sua pessoa. Obrigado..!

    1. Prezado Juvenício, seu comentário me emocionou bastante. Foi excelente começar o dia por ele. Obrigada pela visita e sinta-se a vontade para voltar sempre. E você está correto: eu amo Foz. Quem não ne? Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar