Diversos

Os melhores museus do mundo

Eis um post sobre os melhores museus do mundo, bem do meu mundo né? Hehehe

Eu sou super entusiasta de visitar museus quando viajo. Gosto de observar tudo: acervo, contexto, edificação, interpretação, serviços e etc. Não é por acaso que eu sou professora de turismo cultura e educação patrimonial, né? 🙂

E por ocasião do dia internacional dos museus (semana passada, 18 de maio) resolvi escrever sobre os melhores museus do mundo que eu já visitei! Vamos lá?

Brasil:

Pinacoteca do Estado de São Paulo – Está abrigada em um edifício lindíssimo que por si só vale a vista, mas não apenas por isso, ela conta com exposições imperdíveis! E agora com um sistema de interpretação do patrimônio que ao que percebo (ainda não visitei para conhecer) é de tirar o fôlego: você simplesmente conversa com a obra e ela… RESPONDE \0/

 

 

Museu Oscar Niemeyer Curitiba – Não tem jeito desse não estar nessa lista de melhores museus do mundo, o prédio por si só vale a visita a capital do Paraná e já é cartão postal da cidade. E agora com muitas obras apreendidas pela operação lava jato estando lá expostas vale bastante a pena (re)visitar.

melhores museus do mundo
Lindão a noite também

Memorial da Resistência de São Paulo – Antiga sede do Deops, o pequeno memorial apresenta celas, objetos, escritos, documentos da prisão política que era o Deops. É gratuito e de fácil acesso, eu mais do que recomendo pois é muito impressionante e conta com diferentes ações de educação patrimonial. Ufa!

melhores museus do mundo
a toalha está limpinha, mas eu duvido que era assim nos anos 1970…

Américas:

Ilha de Alcatraz em San Francisco (EUA) – O antigo presídio convertido hoje em museu e em parque. É muito detalhado nas informações que dá sobre a vida cotidiana dos presos, com muitos objetos gerando ambiência. A interpretação do acervo é preciosa e vale muito a pena.

Museo de la Revolución en la Frontera em  Ciudad Juárez (México) – Conta a versão da Revolução Mexicana desde a perspectiva da fronteira com os Estados Unidos. Tem um acervo detalhado com muito material de imagem, áudio, vestuário e etc com boa interpretação em um edifício muito bem restaurando que já abrigou a alfândega. Para mim ele é imperdível! E digo mais: os museus mexicanos são os melhores da América Latina, de maneira geral.

melhores museus do mundo
Uma partezinha dele

Museo de la Memória y Derechos Humanos de Santiago (Chile) – Localizado na estação de metrô Quinta Normal e com entrada gratuita, esse baita museu conta com detalhes todo o processo de golpe militar no Chile e os horrores desta violenta ditadura. Muito interativo, conta com material vasto: vídeos, áudios, jornais, mapas, fotografias, cronologias em diferentes espaços. Para mim ele é simplesmente imperdível.

Museo de Arte Latinoamericana de Buenos Aires (Argentina) – Mais conhecido por Malba, é um dos melhores museus do mundo no que diz respeito a arte da América Latina. O acervo é precioso e até emocionante. As exposições temporárias valem muito a pena. O ambiente é excelente e a localização impecável. Já é um passeio clássico para quem visita a capital argentina, mas mesmo assim ele não é parte dos famosos passeios “pega turistas”. Para mim ele é apenas imprescindível.

melhores museus do mundo
Lindeza de valor inestimável

Agora vem uma lista de museus da Cidade do México, que acho que são todos obrigatórios para entender o México, a latinidade e o colonialismo:

Museo Nacional de Antropología  – Visitar esse museu para mim foi como realizar um sonho! Sem mais 🙂 Mentira, tem mais sim… Dividido em períodos e regiões geográficas ele detalha todas as civilizações pré colombianas do país com peças de tirar o fôlego. Fica na mais bonita região da cidade (Reforma) e vizinho do Castelo de Chapultepec. Não dá para visitar esse lugar com pressa, reserve pelo menos 4 horas para ver com calma e percorrer suas inúmeras salas. Ao final, sente-se sem pressa no jardim e tome um café refletindo sobre o que fomos e o que somos.

melhores museus do mundo
E peças assim abundam por lá!

Museo Nacional Histórico Castillo de Chapultepec – Vizinho do badalado museu de antropologia e menos visitado, trata-se de um palácio lindíssimo com acervo detalhado e ambientado sobre a história política do México. Além de o parque que o circunda ser de uma beleza incrível.

Museo Frida Kahlo – Nenhuma lista com melhores museus do mundo estaria completa sem essa menção. É a casa azul de Frida e Diego, cheia de obras, objetos, detalhes, palavras que nos faz conhecer mais sobre essa mulher incrível e que nos inspira a sermos mais e a nos superarmos sempre. Eu estive inebriada de emoção durante toda a visita. É uma explosão para os sentidos!

melhores museus do mundo
<3

 

Europa:

Neue Pinakothek de Munique (Alemanha) – A nova pinacoteca é um museu de artes impressionante! Enorme e cheia de obras famosérrimas (como os girassóis de Van Gogh) e outras menos conhecidas mas tudo lindo!

DDR Berlim (Alemanha) – Um museu super interativo que mostra diferentes ambientes da vida cotidiana da Alemanha Oriental. Há uma riqueza de detalhes impressionante!

melhores museus do mundo
E assim eram as cozinhas na Alemanha Oriental

Casa do Terror  de Budapeste (Hungria) – Aqui são relatadas diferentes períodos ditatoriais pelos quais a Hungria passou e suas formas de terror. É impressionantíssimo!

melhores museus do mundo
amistosas salas de interrogatório…

Guggenheim de Bilbao (Espanha) – O prédio por si vale toda a visita ao País Basco, mas claro estando lá curta muito essa comunidade autônoma que é linda. A arquitetura deste museu não deixa ninguém indiferente.

melhores museus do mundo
dispensa legenda né? 🙂

Van Gogh Amsterdam (Holanda) – Olha para mim esta é uma atração imperdível de Amsterdam. O museu é lindo, completo, interativo e aborda diferentes facetas da vida e da obra deste gênio!

Caricatura de Frankfurt (Alemanha) – Para mostrar que nem todo museu alemão é colonialista, de arte ou serião! Esse museu tem caricaturas de diferentes lugares, pessoas e períodos. É uma delícia.

melhores museus do mundo
Para se divertir

Kunst Haus Zurique (Suíça) – Um museu de arte gigantesco e super completo que para mim foi o ponto mais alto da minha visita à cidade!  Acho que este deve estar em qualquer lista de melhores museus do mundo…

melhores museus do mundo
Um deleite! E museus com crianças é sempre legal

Museo Carmen Thyssen de Málaga (Espanha) – Não basta a cidade ser linda, a localização do museu ser no coração do centro histórico e o prédio ser lindíssimo… não, o Carmen Tyssen ainda tinha que ter um setor sobre arte costumbrista andaluza que é de babar. Para mim é um essencial de Málaga! Recomendo muito o primo madrilenho deste museu, o Thyssen-Bornemisza.

melhores museus do mundo
Cheio de lindezas muy españolas

 

Ásia e África

Palácio Topkapi Istambul (Turquia) – Para mim que já li tantos romances sobre o império otomano, visitar este que foi o bastião deste poder era como realizar um sonho! Reserve muitas horas (umas 4) para visitar essa joia e se deleitar com jardins, edifícios de arquitetura intrincada, vistas e seus próprios suspiros!

melhores museus do mundo
Não basta ser lindo, tem que ter essa vista para o Bósforo

Jardin Marjorelle  Marrakech (Marrocos) – Um museu jardim lindo com seus prédios em azul cobalto e amarelo vivo! É um oásis de silêncio, cores e frescor na ocre cidade. Belíssimo, assim como o museu berbere que ele abriga que é incrível.

melhores museus do mundo
Para morrer de amores

Ufa! Eu sei que existem museus novos e ou badalados pelo mundo todo que não estão aqui. Alguns eu não conheço mesmo (sorry me, como o Masp ou o do Amanhã) e outros não me impressionaram para estar aqui por diferentes motivos (do Prado é interessante mas é confuso e pouco inovador idem ao Louvre). É uma lista muito íntima e afetiva e trata sobre as minhas impressões de visita. Mas acho que os comentários estão super abertos para você tecer a sua própria dos melhores museus do mundo, do seu mundo. Vou adorar saber.

Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!

Salvar

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

28 Comentários

  1. Poliana, eu não conheço muitos visitados por você. Fiquei doida para conhecer os do México e o de Málaga. Listas têm que ser assim mesmo afetivas.

  2. Menina! Que invejinha branca de uns museus que vc listou e eu nao conheco! ADORO museu! Concordo muito sobre os mexicanos, e senti falta do de León, que pra mim é um dos mais bonitos daqui. (Nao conheco de Juarez, me falta!). A casa de Frida é incrível mesmo, eu AMO. Mas senti falta do MET na sua lista….é um dos meus preferidos junto ao de Chicago! Besitos.

  3. Muito interessante , porem sobre tudo muito capricho e dedicação de sua parte. Parabéns as pessoas lendo esta publicação certamente irão visitar mais os museus, existente em toda parte .

  4. Ai gente, conversar com a obra de um museu é tudo! Amei a sua lista. A minha ainda está em construção, mas tô anotando aqui suas dicas.

  5. Eu não sou uma pessoa que ama museus, muito pelo contrário, se puder, eu prefiro mil vezes ficar analisando as ruas da cidade, do que enfurnada dentro de quatro paredes. Mas tenho um pequeno viajante que AMA museu. De todos os tipos. E eu super incentivo.
    Mas da sua lista tem uma que eu sonho em conhecer, o Museu de Bilbao, mas não pelo seu acervo e sim pela sua arquitetura.
    beijão

  6. Pois, bem!….Conhecer partes desses museus com vc foi de uma grandeza imensa!..
    Sei que muitos deles vc não coloca, e que são tão lindos como os que vc nomeou aqui, mas, valeria a pena vc enumera-los!
    Porém, os colocados (que conheço) foram muito bem selecionados e interpretados
    cada qual com suas riquezas. Como sempre, vc fotografa e demonstra, cada qual com suas peculiaridades!…
    Parabéns pela postagem, linda!…. Beijuuu

  7. Eu tb AMO museus e gasto muitas e muitas horas em cada um deles; tenho meus queridinhos também e a lista é bem longa! rsrsrs
    Dos que você listou eu adoro o Museu do Olho e os mexicanos! Ah, o Prado eu gosto muito! Passei um dia inteiro nele, sem almoço ou água ou lembrar de qualquer necessidade, em um mundo paralelo e muio particular! rsrsrs

  8. Eu sou como você. Adoro museus. Acho que sejam uma parte importante da viagem. Valeu a seleção top que que compartilhou no post. Muitos ainda não conheço mas já entraram na minha lista. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar