Reggio di Calabria, Reggio para os íntimos, fica no fim da Itália. Literalmente na ponta da bota, e depois daqui é só mar – mas que mar.

É uma cidade modesta, de pouco menos de 200mil habitantes, mas com gente muito amável, de fácil trato e até mesmo simpática!

Certamente o verão deve ser o momento mais importante do turismo de Reggio em razão de seus balneários, mas eu tô aqui no outono e ainda assim tem algumas coisas legais para fazer e bonitas de se verem.

Além de temperatura amena para essa época do ano (25 graus em média e dias muito ensolarados). Então, vamos às opções de o que fazer em Reggio que não seja praia (e comer, porque isso é mandatório por aqui):

Uma caminhada pela principal rua de comércio, Corso Garibaldi. Aqui tem muita loja, restaurantes, pessoas caminhando sem pressa. Atente que tudo praticamente fecha as 13h e abre as 16h.

Tem duas coisas que eu adoro aqui em Reggio nesse aspecto: tem poucas lojas de franquia, e isso dá um toque muito autêntico às vitrines. Chama atenção mesmo sobretudo em comparação com Espanha, Portugal e França. Eu curti.

A outra coisa é que a cidade é muito amigável com os animais de estimação. Cachorros entram em todos os lugares com seus donos e há pelas ruas potinhos com água para eles.

Outro programinha que eu amo é passear pela Via Maritima (ou Lungomare). É um calçadão que margeia a praia. Lindo. Meu lugar favorito com certeza.

Lá na Via Maritima não deixe de apreciar as esculturas da artista Paola Epifani (Rabarama).

Falando-se em caminhadas, se perder em Reggio e suas ladeiras e ter sempre o mar espreitando é um deleite! Mas essas ladeiras +a confusão de carros estacionados por todo lado podem dificultar bastante a vida de PNE.

A Pinacoteca Cívica é um programa legal. Ela fica na Corso e não para para entrar. O prédio é lindo e a coleção tem obras interessantes.

É adaptado a PNE mas no dia em que visitei o elevador não funcionava…
O Museu Arqueológico é sem dúvidas o grande atrativo de Reggio. Não é para menos. Tem um acervo cuidadosamente organizado com peças que remontam diferentes períodos (pré) históricos e dominações.
O destaque fica por conta dos bronzes gregos. Estátuas de 2m de altura em bronze de origem grega que foram encontradas no mar. Muito raras no mundo e muito impressionantes pela perfeição.

Custa 8 euros para visitar e é adaptado a PNE.
Também vale a visita o Castelo Aragonês. São ruínas com mais de mil anos que também retratam diferentes dominações na região.

Como ruínas, não espere muito para ver. As vezes têm exposições que valem a pena, mas sem dúvidas o principal atrativo são as vistas que ele brinda de Reggio ao visitante. Eu amei!


Entrar em pequenas igrejinhas e se surpreender com detalhes como um piso de mosaico – note que essa blogueira não costuma entrar em igrejas quase nunca… Até onde eu percebi, para visitar as igrejas por aqui é grátis tá?
Eu adorei a temporada passada em Reggio. Me diverti, conheci pessoas legais, me deleitei com a comida (a dieta fica pra depois…ops), me encantei todos os dias com a vista pro mar e concluí que esta é até o momento a minha cidade italiana favorita.
Qual é a sua?
Polii
Que legal sua experiência e seu relato.
Este foi um dos posts mais legal que li no blog porque trata também de acessibilidade nos lugares turísticos.
Obrigada por compartilhar. Beijão!
Sim, lamentavelmente eu me esqueço de colocar essas observações, mas em alguns outros constam também. Obrigada pelo comentário, ficarei mais atenta a isso. Beijo
👏👏👏👏👏 linda a cidade!
Ah lindíssima. Já estou com saudade. Beijo
Ola Poli, linda e aconchegante a cidade, espero um dia e em breve ir conhecer, vc semre feliz em suas colocações.. bjs com carinho
Ola Poliana, linda cidade seus comentários são empolgantes e contagiantes. Bjs com carinho
Ola POLIANA, lendo seu relato é o mesmo que estar passeando pelo lugares, parabens continue nos presenteado com essas joias. bjs
Beijinho.
Existem cidades tão singelas mas tão acolhedoras.
Adorei ler o seu relato.
Obrigada pela visita. Beijinho.
Que delícia de cidade e com esse mar então! A Itália é um pais para conhecermos de ponta a ponta mesmo.
Tem razão. É incrível.
Filha, hj tirei um tempinho pra ver essa publicação, que gostei muito. Que lugar, hem? Quero conhecê-lo ano que vem… Gostei muito pois vc detalhou os lugares que foi seus favoritos. Beijuuu
Vamos sim. Adorei.
Ola, gente toda a EUROPA é encantadora, etc. Mas a Itália é especial…. bjs
É, eu não posso me queixar! Foi uma estadia fantástica.
Meu Deus! Que lugar maravilhoso! Acabou de entrar pra minha lista de desejos!
Eu amei tanto! Queria voltar em Setembro. 😉