América do Norte

Napa Valley

Hoje, com um sol lindo rumamos para o Vale do rio Napa (é só clicar para acessar o link da região), região de produção de vinhos bastante famosa aqui da Califórnia e dos EUA também.
O passeio, já adianto, é lindo! Saímos de San Francisco pela Golden Gate, e a primeira parada foi na cidadezinha de Napa (link do oot) para tomar café da manhã e dar um rolê. O astral do lugar era ótimo apesar do forte frio!
De lá partimos para para St Helena (link) que se intitula o maior corredor de vinícolas do mundo (tudo bem França, aqui nos EUA tudo é o maior… talvez a noção de mundo deles seja mesmo meio limitada, risos). A cidadezinha parecia de brinquedo de tão lindinha. E de fato as vinícolas se enfileiravam em um grande corredor: uma mais bonita do que a outra. Visitamos a Beringer (link 😉 de origem alemã existente desde o século XIX e com visitação desde 1934. Fomos guiados por uma pessoa que trabalha lá desde 1972! Ou seja: ele sabia muitas coisas sobre a vinícola e sobre a área, e claro: sobre vinhos! O lugar era lindo de verdade! Degustei 3 tipos de vinho: um branco, um rosé e um tinto. Fizemos rápidas compras na lojinha, nos demoramos algo mais no pátio para fotos e contemplação do lugar e pá: queríamos ver outra vinícola. Fomos para a Robert Moldavi (link).
Essa só visitamos por fora, que era gigantona, com muitas oliveiras e parreiras, largos pátios… Ninguém queria sair de lá! Mas já era quase 15h e a fome foi batendo…
Um pit stop na delicatessen Dean & Deluca (link aqui ó) para sanduíches e docinhos deliciosos e pegamos a estrada de volta para San Francisco.
Entramos na cidade pela Bay Bridge e não pela Golden, com bastante trânsito (mas tudo civilizado), mil gracias ao GPS que funcionou direitinho e nos levou direitinho e sem equívocos ao nosso destino final. Agora com riso à trapalhada de abastecer no posto com auto serviço, mas na hora sem graça, antes de devolver o carro e de volta pro hotel!
Essa é a terceira região vitivinícola que visito na vida: Serra Gaúcha (que conheço bastante bem) e Vitacura (metropolitana de Santiago do Chile – Concha y Toro) e acho que uma rápida comparação em termos de visitação turística é valida: aqui a Califórnia é a exemplo das outras duas muito bonita a paisagem, sem palavras (!), a visitação é cobrada (U$25) (a CyT também, mas é menos) para degustar dois tipos de vinhos (que eu ao menos não apreciei) e tratou pouco da produção em si (aqui indiscutivelmente ponto para as brazucas), falou mais anedotas do lugar e etc… foi meio rápido… e apenas em inglês sem outra opção de língua (aqui outra vez ponto para a chilena) Se vale a pena? Bem se você nunca visitou uma vinícola sim, claro (isso pensando na vinícola pela vinícola), Mas se sim, dê uma entrada como fizemos na Moldavi e compre uma garrafa de vinho que eles não são caros (em média U$15), vai valer mais a pena. A impressão que fica é que as chilenas podem ser mais bem exploradas por nós turistas e as brasileiras por nós planejadores turísticos.
Mas é claro que esse post não se encarrega de comparar as regiões, nada disso, mas eu sou oriunda do turismo, e já visitei as áreas e para mim a comparação foi inevitável, e já acabou.
O Vale do Napa é lindo e eu recomendo passar o dia lá sim, para quem tem possibilidade de recursos e tempo até mais tempo, pois ali é um lugar para descansar e curtir o tempo e a vida!
Pois no vinho há verdade!
próxima parada: Alcatraz!

Napa, a cidade. uma graça!
em Napa
Napa
Napa
Napa, tão Califórnia essa estátua!
Pontes de Napa
Vinícola Beringer: dica do Viaje na Viagem
Beringer
Beringer: garrafas históricas
na Beringer: lindas, eu e a casa! ahahah
azeitonas na Moldavi
pátiozão na Moldavi
Moldavi
entrada da Moldavi, com parreiras ao fundo
Moldavai com parreirinha histórica convertida em estátua
Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Rafa, estamos curtindo muito sim. Venha logo para cá a cidade é linda e tenho certeza de que vc vão curtir muito!!!
    Clóvis o passeio foi ótimo!!! adoramos de verdade!
    Abraços aos dois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar