Os museus de Prudentópolis são dois, o do Milênio e o das Servas de Maria Imaculada. Ambos retratam muito da organização social e religiosa da cidade por meio da imigração ucraniana.

Vou começar pelo Museu das Servas, ou apenas Museu das Irmãs. Fica na rua Conselheiro Rui Barbosa, 1426 no centro. Custa R$ 5,00 para visitar e infelizmente não pode fotografar lá dentro.
Mas… confiem em mim quando eu digo que vale muito a pena. São 14 salas onde o acervo todo é disposto em ambiência e exposição comum. As salas de ambiência tratam de demonstrar como eram os cômodos da casa ocupada por essas servas da igreja, tais como cozinha, sala, quartos, banheiro. Todas com muita riqueza de detalhes, objetos variados e originais e muita organização. As salas de exposição comum tem instrumentos musicais, bordados, vestes eclesiásticas e etc.

Como a história da chegada das Servas quase que se confunde com a história da ocupação urbana, religiosidade, caridade e educação em Prude, esse museu é mais do que apenas dedicados a elas, mas também a toda cidade. A visita é conduzida e é precedida por um vídeo introdutório. O espaço é parcialmente adaptado a PNE e conta com banheiro.
Mais do que recomendado!
O Museu do Milênio fica na rua Cândido de Abreu, s/n, no centro. Ele guarda inúmeros objetos e documentos da imigração ucraniana para Prude dispostos em 3 grandes salas. É bem verdade que o acervo já está apertado para o espaço físico disponível. Mas ainda assim vale muito a pena dispor de tempo para ver os mapas, roupas, mobiliário, artesanato, utensílios, livros e etc.

A visita é gratuita, e o museu conta com uma loja onde podem ser comprados diferentes objetos alusivos ao acervo. A depender da necessidade especial a visita pode ser inviabilizada pois o espaço é realmente justo lá dentro.

O bônus do Museu do Milênio é que justo em frente fica a belíssima Igreja de São Josafat, do rito ucraniano e em estilo bizantino. Uma joia da arquitetura religiosa do Paraná com certeza que merece uma visita sem pressa.

Há muita história e cultura para se conhecer pelo interior, muita identidade e novidade que enchem os olhos com a beleza e acalentam nossa sede de conhecimento pela sua riqueza. Prude é desses lugares que surpreendem nesse sentido.

Você já conhece os Museus de Prudentópolis? E a cidade? Conta aqui o que achou.

Adorei! Gosto muito dessas preciosidades escondidas! E que igreja linda! Que altar!!! Obrigada por apresentar um pouco dos nossos tesouros nesse post!
Sim, o altar é belíssimo mesmo. É patrimônio Cultural do Paraná.
Poliana, que interessantes esses museus! Eu já tinha ouvido falar das cachoeiras de Prudentópolis e adorei saber que tenho um, aliás…2 motivos a mais para ir!
Sim, tem umas coisas bem legais por lá. Vale a visita.
Muito legal, e pra cidade pequena como é os museus são uma graças é muito interessante mantê-los .. Parabéns a comunidade… Gostei muito, filhota…