Brasil

Museus de Prudentópolis

Os museus de Prudentópolis são dois, o do Milênio e o das Servas de Maria Imaculada. Ambos retratam muito da organização social e religiosa da cidade por meio da imigração ucraniana.

No Museu do Milênio o mais conhecido dos Museus de Prudentópolis

Vou começar pelo Museu das Servas, ou apenas Museu das Irmãs. Fica na rua Conselheiro Rui Barbosa, 1426 no centro. Custa R$ 5,00 para visitar e infelizmente não pode fotografar lá dentro.
Mas… confiem em mim quando eu digo que vale muito a pena. São 14 salas onde o acervo todo é disposto em ambiência e exposição comum. As salas de ambiência tratam de demonstrar como eram os cômodos da casa ocupada por essas servas da igreja, tais como cozinha, sala, quartos, banheiro. Todas com muita riqueza de detalhes, objetos variados e originais e muita organização. As salas de exposição comum tem instrumentos musicais, bordados, vestes eclesiásticas e etc.

fachada do colégio das irmãs onde está o museu. é o mais recente dos museus de Prudentópolis. fonte da foto: Metropolia Católica Ucraniana São João Batista de Prudentópolis

Como a história da chegada das Servas quase que se confunde com a história da ocupação urbana, religiosidade, caridade e educação em Prude, esse museu é mais do que apenas dedicados a elas, mas também a toda cidade. A visita é conduzida e é precedida por um vídeo introdutório. O espaço é parcialmente adaptado a PNE e conta com banheiro.

Mais do que recomendado!

O Museu do Milênio fica na rua Cândido de Abreu, s/n, no centro. Ele guarda inúmeros objetos e documentos da imigração ucraniana para Prude dispostos em 3 grandes salas. É bem verdade que o acervo já está apertado para o espaço físico disponível. Mas ainda assim vale muito a pena dispor de tempo para ver os mapas, roupas, mobiliário, artesanato, utensílios, livros e etc.

Muitos objetos no Museu do Milênio. Com razão, é também o mais antigo dos Museus de Prudentópolis e por isso tem sua coleção em formação há mais tempo

A visita é gratuita, e o museu conta com uma loja onde podem ser comprados diferentes objetos alusivos ao acervo. A depender da necessidade especial a visita pode ser inviabilizada pois o espaço é realmente justo lá dentro.

em ambos museus de Prudentópolis tem muitos bordados em ponto cruz e as pêssankas, esses ovos (naturais ou de madeira) pintados a mão. tradições ucranianas. Essas são do Milênio

O bônus do Museu do Milênio é que justo em frente fica a belíssima Igreja de São Josafat, do rito ucraniano e em estilo bizantino. Uma joia da arquitetura religiosa do Paraná com certeza que merece uma visita sem pressa.

No interior da Igreja, com destaque para os iconóstases (essas muitas imagens na fundo) belíssimos.

Há muita história e cultura para se conhecer pelo interior, muita identidade e novidade que enchem os olhos com a beleza e acalentam nossa sede de conhecimento pela sua riqueza. Prude é desses lugares que surpreendem nesse sentido.

Eu com um vestido pesadíssimo de linho e bordado a mão, com mais de 400 anos de história trazido da Ucrânia especialmente para o museu do Milênio. emocionada.

Você já conhece os Museus de Prudentópolis? E a cidade? Conta aqui o que achou.

Os fundos da igreja com destaque para o campanário na parte inferior da foto. como visitei a noite, essa imagem capturei do site da Matropolia Católica Ucraniana São João Batista de Prudentópolis. A igreja complementa belamente uma visita aos museus de Prudentópolis. Anote a dica!
Tags
Mostrar Mais

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close