Europa

Lisboa, da segunda vez deu bossa!

Estive em Portugal por ocasião de um evento no meio de novembro. O evento foi no Algarve, mas pelas conexões passei alguns dias em Lisboa na ida e na volta. Essa não foi a minha primeira experiência no país, estive lá em 2011 e quem me conhece sabe que eu realmente não sou a maior fã de Portugal ou Lisboa (só dos doces, nhammm). Mas dessa vez gostei mais, sabia?

Não sei se as pessoas me trataram melhor (a crise deixa as pessoas menos orgulhosas, né?), se o céu estava mais azul, se eu estava com saudade da Europa, se estava desejando muito viajar… Não sei, só sei que gostei mais. Não, ainda não morro de amores, não eu não sairia do Brasil apenas para visitar Portugal, sim o país ainda disputa com o Chile o posto dos dois países que menos gosto de passear. Mas sim, eu gostei dessa viagem. Até o aeroporto de Portela (LIS) me pareceu mais organizado dessa vez (ora pois, da outra mesmo com 2 hs de antecedência quase perdi um voo tamanha confusão e furação de fila…).

Fiquei hospedada em dois hotéis simplesinhos mas bons que recomendo:

O Hotel do Chile fica no centro, baratinho com café da manhã e a 4 quadras da estação de metrô Arroios (linha verde). Limpinho, chuveiro delícia, cama confortável, café variadinho, staff simpático e prestativo. http://www.hoteldochile.com/

O outro foi o Hotel Sete Colinas (http://www.setecolinas.com.pt/hotel-overview.html) com as mesmas características, mas como não dispõe de apartamento triplo não dava para ficar lá na última noite. Fica em frente – mas em frente mesmo – a estação de metrô da linha verde Anjos.

Se você vai para Lisboa para passar o dia passeando, recomendo os dois hotéis: bons preços (45 euros o duplo com café!, no 7 Colinas), boa localização e dignidade total para descansar depois de um dia de atividades.

Como eu já havia conhecido bastante da cidade em 2011 e no último dia do evento havia a previsão de um city tour como atividade cultural do evento, na chegada – muito, mas muito cansada – preferi dormir até a hora que o sono se esgotou, fazer uma caminhada rápida pelo Rossio em busca de pastéis de nata da pastelaria Suíça (amor eterno, amor sincero, amor verdadeiro).

Pastel de Nata e Ovos Moles! Café da manhã de campões!
Pastel de Nata e Ovos Moles! Café da manhã de campões!
P1030462
A bonita fonte da Praça do Rossio.
P1030463
em detalhes, porque eu adoro detalhes…. 🙂
P1030464
O Rossio não é a praça mais importante de Lisboa, é a Figueira. Mas como lá está a Pastelaria Suíça, para mim passa a ser! hahahaha, olha a cara de alegria-açucarada
P1030468
Estátua de um barbudo + Teatro Nacional D. Maria ao fundo + Céu muito azul = fotogenia total, pelo menos para mim.
P1030469
Teatro Nacional D. Maria II
P1030475
Linda Panorâmica do Rossio (ceis tão percebendo a modéstia da fotógrafa né? hahaha)

 

De lá pegamos a Augusta até a Praça do Comércio.

P1030489
Detalhes delicados e ricos das edificações da Augusta, que é um calçadão
P1030479
Azulejos sim senhor, ó pá!
P1030492
Muitos ‘xailes’ 🙂
P1030484
o elevador da Santa Justa, cheio de filigranas, bonito de se ver.
P1030482
vibe da Rua.

A Augusta termina na praça do Comércio, checa!:

Deleite total, que bonita vista, com lindo céu azul contrastando com o amarelo… Sei lá, eu adorei estar lá, naquele momento….

P1030501
Patrimônio interpretado: trabalhamos!
P1030504
olha que belezura!
P1030508
suspiros!

 

Descemos até a margem do Tejo, cheio de gente lagarteandinho no sol, com algum músico tocando por alguns trocados um som legal, fazendo o clima… Adorei! Adorei mesmo sabe?

P1030526

De lá, fomos caminhandinho pelo Chiado, até… bem nem sei até onde, até um restaurantezinho bem simplesinho também para comer um delicioso prato completo por 5 euros! Tá assim a coisa em Portugal, acompanhadas de um senhor que até nos convidou pruma feijoada risos…

P1030536
Baixa-Chiado
P1030538
Gostei tanto…. 🙂
P1030546
detalhes, somente detalhes…
P1030539
Eça de Queiroz aqui completo.
P1030548
Largo do Chiado, saindo do metrô e em frente à estátua do Fernando Pessoa.

P1030553

 

Mas eu não estava para brincadeiras neste dia, e tinha uma listinha de coisas para comprar em Lisboa, por isso fomos logo para o Centro Comercial Colombo que é um dos maiores shoppings da Europa. Lá pude achar tudo o que buscava, até os queridos Seloir e Beto (ah que delícia encontra-los), além de Primark, Mac, Fnac, H&M, duas Zaras, até O Boticário, N, mas N lojas para muita diversão e alegria. Mas… na praça de alimentação tem um espaço onde é permitido fumar e eu achei que o shopping tava meio fedido de cigarro, sabe? Fica aberto até a meia noite! Para chegar lá é a linha Azul do Metrô, estação Colégio Militar/Luz. Não tem erro.

Aliás, uma dica: a primeira vez que for comprar o passe do metrô nas máquinas, você vai receber um cartão verde. Guarde. Cada vez que for comprar novos passes apenas recarregue no mesmo cartão seguindo as informações da máquina. Isso fará com quem você economize 0,50 de euro a partir da segunda compra de passe, pois o cartão verde custa isso! Mantenha-o sempre em mãos, pois diferente de outras cidades europeias, em Lisboa tem catraca no metrô e é preciso passar o cartão para entrar e sair da estação. Nunca fique muito no começo da plataforma, os trens são pequenos as vezes 3 composições… Aí se você fica logo no começo, o trem chega e você tem que sair correndo para alcançar a primeira porta, pois ela não vai parar na altura onde você está. Fica a dica, anotou?

Fiz coisas legais, comi delícias, vi gente querida, tirei fotos lindas, visitei lugares beeem bonitos! Ora, como não ter gostado né?

Próximo Post: Belém, um pedacinho especial de Lisboa.

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

10 Comentários

  1. Que bom que gostou…Visitou lugares mais interressantes? Achavamos que não tinhamos visto tudo, principalmente as partes mais bonitas!
    Valeu então?…

  2. oi Poli, muito bom seu post, gostei dos comentários e das fotos, como eu só estive em Lisboa uma única vez por um dia, tive pouco tempo de conhecer então não tenho uma opinião muito clara, pois do que consegui ver eu tinha gostado. Mas assim mesmo é sempre bom acompanhar suas viagens e seus posts.

  3. Está uma fotografo de mão cheia!….Lugares lindo, quem sabe um dia eu vou ver vtd de pertinho tb.
    Continue colocando essas imagens linda, assim viajamos juntas mesmo por fotos.
    bjs
    sddssssssss

  4. Olá, Poliana! Estava eu aqui fazendo o meu roteirinho de Lisboa e prestigiando os blogs dos colegas blogueiros, quando achei esse seu post super interessante! Já curto as suas fotos do instagram, agora amei conhecer seu blog também. Obrigada pelas dicas, anotei várias no meu caderninho 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar