Europa

Las Palmas de Gran Canaria: Por que ir?

Uma das capitais do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, Las Palmas de Gran Canaria (situada na ilha de Gran Canaria) é uma beleza de cidade e sim merece uma visita!

Las Palmas
Praia de Las Canteras

 

Já estava mais do que na hora de eu escrever sobre as Canárias, posto que todos os meses eu vou para lá, e em julho visitei Gran Canaria (Las Palmas e Maspalomas) e fiquei encantada com tudo o que vi!

Bem, devo iniciar esse relato explicando que “Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome…”  Olha, eu as minhas últimas viagens eu tenho feito planejamento zero! E aí você pode me perguntar: Mas Poliana como tem feito? Contatando com a sorte de ter amigos que me ajudam! Hahaha, sério gente a vida anda meio louca preu sentar nos planejamentos sem fim. E lá em Las Palmas eu contei com a ajuda da queridona blogamiga Patrícia do competentíssimo Turomaquia, que me deu muitas ajudas e dicas e eu os revelo aqui! Mas super recomendo o blog dela tanto presse como para ene outros destinos, sério mesmo!

Além de ter ido para Las Palmas por trabalho, eu tava louca para fugir do calor sufocante de Sevilha e pegar uma prainha que eu não sou obrigada né? 🙂  Então, o plano foi visitar o centro histórico da cidade, caminhar muito pela orla, e curtir a temperatura agradável que estava fazendo! Praia foi em Maspalomas mesmo, no final de semana, mas isso é papo para outro post.

Las Palmas
pela orla de Las Canteras

E assim foi! Comecei minha estadia com uma loooonga caminhada com a Patrícia pela orla da praia principal de Las Palmas, Las Canteras. A praia em si tem trechos bastante bonitos, com faixas de areia longas e largas com muita gente tomando banho de sol e de mar. Outros trechos são mais de pedras e menos banhistas. Mas pelo regular o mar não era muito forte e convidada ao banho.

Las Palmas
Las Canteras

Toda a orla tem bastante restaurantes, cafés, lojas… Ninguém passa muito apuro não! Tem bastante estrutura. E caminhar por lá é bem gostoso.

las palmas
e tem street art pela orla também!

Entre Las Canteras e o Centro de Las Palmas tem a bonita e pequena praia de Las Alcanavaneras que fica ao lado mole esportivo (Muele Deportivo) e que por algum motivo os guias a ignoram mas achei bela e recomendável sim! Foi uma dica de uma pessoa aqui de Sevilha que me pediu para ir até lá, e não me arrependi.

Las Palmas
viu como é bonita?

Mas a maior joia de Las Palmas é certamente seu centro histórico! Ahhh que belezinha.
Conta a voz popular que Colombo esteve pelas Canárias antes de rumar para o Novo Mundo ainda desconhecido. Por isso alguns pontos históricos da cidade rememoram esse acontecimento.

Las Palmas
em Triana

Minha visita perfeita pelo centro histórico de Las Palmas iniciou com uma visitação guiada (custa cinco euros e vale cada centavo e muito mais!) pelo Teatro Pérez Galdós, onde fui a única componente do grupo que foi conduzido por um senhor aposentado que faz o trabalho como voluntário e é uma parte da história viva de Las Palmas!

Las palmas
olha os detalhes da pintura! 🙂
las palmas
frutas, muitas frutas!

Pra resumir a conversa: uma visita que leva em média 40 minutos, tomou quase 3hs e eu amei! Fiz muitas perguntas, e ele me contou muitos, mas muitos detalhes tanto sobre o teatro quanto sobre a cidade e o arquipélago todo!
Foi uma delícia para mim que amo visitar teatros. Adorei os detalhes tropicais dos adornos arquitetônicos, a perfeita acústica, os aspectos modernos, tudinho! Voltaria agora mesmo.

las palmas
e o capricho na madeira? Ohhhh

Eu penso sobre o positivo impacto que uma visitação bem conduzida tem sobre o ânimo e imaginário do turista sobre um destino. Quem discordará?

las palmas
De lá, cruzei a rua e fui dar uma xeretada no mercado público chamado Vegueta, uma graça cheio de frutas deliciosas perfeitas para uma merendinha matutina.

las palmas
o mercado visto desde o terraço do teatro. tem como ser mais perfeito isso?

O centro histórico de Las Palmas, cabe explicar se divide em dois setores contíguos, Vegueta – que inicia nesse ponto do mercado – e Triana que é do teatro em diante e menos antigo mas mesmo assim vale uma caminhadinha. Já chegaremos lá.

Las Palmas
ainda sobre o mercado… 🙂

Em Vegueta estão os edifícios históricos mais emblemáticos da cidade, como a Casa Colon, a Catedral, muitos museus que merecem visita.

Las Palmas Vegueta
para quê pressa? Perca-se!
las palmas
vai dizer que não se parece aos trópicos?
Las Palmas
muito amor e muito apego a Vegueta

Lamentavelmente, o que me interessava mais, que era a Casa Colon estava interditada naquela manhã para uma simulação de incêndio, e por isso não entrei.

las palmas
casa Colon

Mas há que dedicar tempo para se perder nas ruazinhas estreitas do bairro e ir olhando o que interessa e entrar. Um encanto.

las palmas
cheio de turistas e gente sem pressa
las palmas
da catedral

De lá, tomei rumo a Triana, pela sua rua principal e homônima. É um calçadão de comércio, cafés, restaurantes e ruas laterais que valem uma olhada.

las palmas
das ruas laterais

Culmina numa praça/jardim bem fofinha! Caminhe sem pressa ou medo: haverá sempre algo belo para olhar!
Las Palmas é uma belezura que pode ser incluída no seu roteiro, e você verá um Novo Mundo no meio do Velho Mundo!

Las Palmas
Triana

A ilha toda de Gran Canaria é muito bem conectada por ônibus, sobretudo tudo as áreas mais turísticas. A empresa (que é a mesma que liga o único moderno aeroporto a Las Palmas e outras cidades turísticas) é a Global Bus, e aqui no link tem todos os detalhes de horários.

Las Palmas
mais uma do mercado Vegueta

Se você gosta de compras, vá com calma e com amor: há muitas boas lojas na ilha viu? E se você curte boa mesa também, há uma boa diversidade de restaurantes com preços camaradas se comparados a outros centros turísticos europeus.

Aqui neste link tem um índice de todos os posts da Espanha

Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!

Cabe dizer que escrevi esse post ouvindo música da boa: El Viñedo de Marta 🙂 Conhece? Deveria, clica ali no link e ouça!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

20 Comentários

  1. Muito belo esse passeio, acredito que para ver tudo demora no minimo uns 10 dias.
    Poliana olhando e pensando bem a Espanha é muito bela, vamos combinar. Maravilhosa, as praias, o azul das águas é parece ser um capitulo a a parte.
    Beijos, com carinho

  2. Que bela, essa cidade? Ainda bem que vc confiou nas dicas dessa moça e foi visitar! Já pensou se vc passasse batida, a que beleza iria perder? Eu achei muito linda, e suas explicações tbém causa vontade de visitar.? Quem sabe?….Beijuuu

    1. Eu também achei uma combinação ótima entre praia e histórico, além de gastronomia e compras. Uma cidade legal mesmo.

    1. A Europa é muito legal mesmo. Venha sempre que quiser passear comigo aqui no blog. E logo logo vc aporta com seus miúdos aqui no velho mundo.

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar