Europa

Impressões gerais de Málaga – Espanha

A Espanha eu já havia visitado em 2011, Barcelona e Madrid foram as eleitas, e eu adorei! É vibrante, é bonita, é turisticamente organizada… Mas a Andaluzia estava nos meus desejos, podem imaginar porque né? Nenhum lugar teve uma dominação e presença moura (árabe) tão significativa na Europa do que ela, e claro, visitar seus castelos, fortalezas, mesquitas esteve sempre no meu imaginário e desejuário (licença poética!). Meu marido foi contemplado com uma bolsa de estudos da Fundación Carolina para estar 2 meses em Málaga, e claro vim junto né?

Chegamos na quarta passada e estivemos bastante envolvidos em achar apartamento, abrir conta no banco, habilitar celular, descansar um pouco (o repuxo do final de ano é sempre dureza né) e nos dedicamos pouco às demandas turísticas propriamente ditas. Mas já perambulamos bastante por aqui o que me permite tecer alguns comentários iniciais sobre a cidade.

A começar quero dizer que achei o máximo o aeroporto se chamar Pablo Picasso Ruiz. O pintor nasceu aqui, nunca esqueceu suas raízes andaluzas e a cidade o homenageia de diversas formas. Nesse aeroporto desembarcam anualmente aproximadamente 11 milhões de pessoas, é bastante gente, do mundo todo e a maioria vem em busca das cidadezinhas no entorno de Málaga para curtir boa vida e sol mediterrâneo.

P1030840
Picasso, sentadinho na praça de la Merced

A primeira, primeiríssima vista achei a cidade meio mais ou menos sabe? Não vi a graça, mesmo depois de dormir algumas horas e de ter tomado um delicioso café da manhã (amor pelo tomate ralado com alho, sal e azeite!) E nesse primeiro dia ficamos na região do hotel (Ibis centro Málaga, pegamos uma super promoção no site da Accor de black friday) que mesmo tendo shopping, uma loja gigantesca do El Corte Inglés, igrejas e praças ainda não havia tomado meu coração, sabe? Mas… no dia seguinte fomos buscar apartamento na praça de la Merced, já no coração do centro histórico e pah! Linda, linda linda Málaga, lindo centro histórico!

P1030746
Mercado Municipal
P1030751
Mercado Municipal: com a porta original moura de mais de 600 anos!
P1030822
telhados!

 

P1030811
telhados!

O centro histórico é entremeado de ruelas de pedestres, com muitas lojinhas, museus de todo tipo (em total a cidade tem mais de 40 museus), restaurantes, bares, praças, igrejas, teatro, cinemas, esculturas, cafés, casas de chás, banhos turcos/árabes (hammans)…. o calçadão da rua Larios cheíssimo de gente, tudo enfeitado para o natal. Oh, como não amar?! A noite bastante iluminação nos monumentos promovem uma valorização de tirar o fôlego!

P1030772
Museu de Arte Carmen Thyssen. Logo vem post sobre ele!

 

P1030834
Museu Casa Natal Picasso (logo vem post sobre!)
IMG_2012
ruelas e mais ruelinhas!

IMG_2059

IMG_2036

Quando menos se espera se está de frente para o Alcazaba (palácio mouro, de 1057) com o teatro romano no seu pé e o palácio del Gibralfo (ainda mais antigo, do século 8o) em cima dele!

IMG_2025
Alcazaba
IMG_2016
teatro romano embaixo

 

Adiante da Alcazaba está uma bonita região de parques, com El Paseo de Los Curas, El Palmeral de las Sorpresas, Paseo del Parque, Pérgolas do Porto, mais museus… Aí se decide que não tem como não amar Málaga…

IMG_2060
muitas laranjeiras no Paseo de los Curas
IMG_2071
pérgolas do porto

 

Um pouco mais de caminhada e se chega até el Muelle 1 do Porto, repleto de restaurantes e o Farol no final e tudo isso é para se concluir que Málaga merece ser visitada, celebrada, amada e vivida. Quero estar mais tempo aqui.

P1030784
vista do Muelle 1 e do Farol, que é um símbolo da cidade

Me parece adorável o fato de ter sempre tanta gente na rua, de as lojas estarem abertas até 20h ou 22h (vamos aguardar como a coisa se comporta depois do natal né?), de a comida ser deliciosa (tive experiências não muito boas em Madrid e Barcelona, por isso estava sempre meio ressabiada com a comida. mas que nada é tão boa que terá um post só para isso!) e não muito cara – pros padrões europeus né?

IMG_2013

Ah Málaga, quero aproveitar bastante a cidade e já vou avisando: tenho planos fortes de voltar para uma estadia ainda mais longa.

IMG_2050
Sossegadim

Espero que ao longo desses dois meses vocês também gostem da cidade, mesmo que por meio dos posts!

P1030826
miau!

Até a próxima!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar