Colonizada por imigrantes menonitas, Witmarsum é uma comunidade rural muito simpática, que vale a pena visitar se estiver por Curitiba, Ponta Grossa ou região. Witmarsum já apareceu aqui no blog, olha aqui o link ó
[Se clicar nas fotos elas ficam grandes tá?]
No feriado do trabalhador fomos visitar a Horta Orgânica da Família Philippsen. São dois irmãos e os pais trabalhando no momento na horta, que prima pelos princípios de produção do século passado, utilizados pelos seus avós.
Muito bonita de se ver! Nos fundos da casa. Com uma criação de lindas chinchilas dando as boas vindas. Elas são responsáveis pela produção de adubo!


Algumas espécies quase extintas são produzidas aqui, com grande diversidade.
Aproveitando todos os recursos disponíveis, eles organizaram estufas, frutas, verduras.
Produzem geleias, chutneys, e outras delícias.

A título de informação, almoçamos no Restaurante Bauernhaus (http://www.bauernhaus.com.br/p/o-restaurante-bauernhaus-tem-como.html) , que custa R$35,00 por pessoa buffet alemão livre com suco e sobremesa. Uma delícia.

E comemos uma torta na confeitaria Kliewer, mas eu não gostei de lá não tá? Ainda prefiro a Sabores da Colônia.


Gostou? então a família Philippsen oferece o passeio que começa na horta com as degustações e que segue para a caminhada na mata finalizando com piquenique todos os sábados com saída no museu ou demais dias mediante agendamento.
Além disso eles oferecem Rappel para os mais aventureiros, e agenciam demais atrações em Wit. Segue dados de contato: fone: 42 3254-1347/42 8403-7075 email: ph.turismo@bol.com.br ou então a página no face https://www.facebook.com/PhilippsenTurismo
Você já segue o Comendo Chucrute e Salsicha pelo instagram? Opa: @comendochucruteesalsicha
E já curtiu a página do blog no facebook?
Acompanhe tudo lá em tempo (quase) real!
Ola bom dia odorei. Abçs td. de bom. clovis/marilda
Legal né? eu também gostei muito.
Oi filhota! Muito boa sua dica, pois produto orgânico está muito em uso, os demais estão muitos polêmicos ( devido o uso descriminado de agrotóxicos). Gostaria de saber mais sobre a horta que é o ponto alto do título e mais sobre o adubo desses bichinhos lindos…Como é processado e distribuído para adubar…Com mecanização ou outro meio? Pode ser? Beijuu
Oi, vou te colocar em contato com o Ricardo, o responsável pela horta. Um beijo
Olá Marilda, o esterco das chinchilas é compostado juntamente com restos orgânicos recolhidos na comunidade, cinzas doadas pela fabrica de ração, grama cortada dos vizinhos além de esterco de vaca de produtores locais, a ideia é dar o máximo de nutrientes para, dessa forma não ter que se preocupar com doenças.
Sobre a horta há realmente muito a falar, trabalhamos em um pequeno espaço mas com uma variedade muito grande(mais de 100 espécies). São tomates das mais diversas cores, frutas raras, hortaliças não convencionais, temperos, enfim… bom mesmo é ver e experimentar um pouco disso. Fica o convite.
Obrigada por aclarar Ricardo. Abraços.