Você vai tirar férias e na hora de pensar nos eletrônicos que vai levar na viagem fica meio desbaratinado com tantas opções? Eu ficava, agora não fico mais. E por isso vou explicar aqui quais os eletrônicos que eu costumeiramente levo quando viajo e não me aperto.
Vou fazer duas observações: esse post é mais bem destinado a amadores, se você for um profissional de viagens ou de fotografias (por exemplo), certamente terá uma lista bastante diversa desta. E por eletrônico eu estou considerando aqui genericamente tudo o que vai na tomada, ok?
Olha, um bom celular do tipo smartphone pode substituir toda essa lista, praticamente. Em minha última viagem eu levei somente o Iphone 6S e nada mais me fez falta. Mas… Era uma cidade relativamente pequena, o que não me rendeu um batalhão de mil fotos, não faço vídeos (só porque não gosto mesmo), eram 3 dias apenas e eu queria além de viajar bem leve testar para ver como me sairia somente com ele. Me saí bem!

Ele me conecta com o mundo via wifi, tira fotografias, faz vídeos, tem música, mapas, posso tomar notas, gravar sons, escanear… N coisas a depender dos aplicativos que tenha. Ou seja, poderia eliminar quase todinha essa lista de eletrônicos.
Mas… a câmera dos smartphones não se comparam às da maioria das câmeras fotográficas.
A bateria vai ser consumida sim rapidinho. Por isso, eu sempre viajo com um carregador externo de bateria. Sempre. Aliás, essa bateria me permite carregar outros eletrônicos também.

E por isso em viagens mais longas e e/ou para cidades maiores que vão me render mais cliques vou de câmera mesmo, além do Iphone.
De câmeras, eu recomendo sempre com bateria de litium, nada de pilhas! E uma que seja legalzinha, que possa te dar um super zoom, que tenha uma lente boa. Ninguém quer ter fotos feias ao final de uma viagem especial, né?
Eu tenho duas, uma do tipo bridge que está quase aposentada pelo peso (carrego sempre muitas coisas além da câmera e do Iphone!) 2kgs; e

Uma compacta, que pesa 300gr e faz as mesmas coisas com a mesma qualidade da bridge.
Ambas tem acesso wifi e delas eu posso passar as fotos para o Iphone se eu quiser e já ir subindo nas redes sociais. E para ambas eu tenho uma bateria extra que anda sempre comigo e carregada preu não ficar na mão.
Se você vai para praia ou destinos com água ou piscina, recomendo muito uma câmera a prova d’água ou uma capinha com essa proteção para ela.
Sobre a GoPro, eu tinha uma e perdi (que dó, que dó, que dó…), mas ela não me faz mais falta. Assim de simples. Tem quem ama e tem quem odeie. Eu não estava em nenhum grupo, mas agora vejo que ela não me faz falta.
Pau de selfie e/ou tripé – o meu pau de selfie, ou monopode, quebrou mas eu usava pouco por preguiça de carregar. Mas acho útil! Hahaha, vai entender a pessoa. E usava sempre com timing do Iphone e não no bluetouth. Tenho um tripezinho que gosto muito por ser levinho e quebrar alguns galhos! Mas confesso que não é sempre que coloco na bolsa, depende da programação do dia.

Ipad, se a viagem for longa, gosto de leva-lo para ver as notícias e redes sociais a noite no hotel, só para dar um tempo do Iphone. Mas ele é facilmente substituído pelo celular.
Ipod, só para não usar toda a bateria do celular ouvindo música em longos voos e conexões, por exemplo. E gosto deste que é minúsculo e ocupa quase que zero espaço! Já tá dando para ver que eu tenho potencial para ser a louca dos eletrônicos, né?
Adaptador de tomadas. É sempre bom pesquisar qual é o padrão de tomada do lugar para onde você está viajando e observar como são as tomadas dos seus eletrônicos. Como tenho coisas compradas no Paraguai, eles vêm com a tomada com pinos em paralelo (padrão americano) e preciso de adaptador para usar no Brasil ou na Europa por exemplo. No Reino Unido a tomada é diferentona e requer adaptador, assim como na Argentina. Tem que ir pesquisando. Esse da foto é para o Reino Unido, mas eu tenho para os EUA e México e para a Argentina também, além de um universal. Ah também verifique qual é o padrão de voltagem do lugar a ser visitado e cheque se todos os seus eletrônicos são bivolt. Esses que eu menciono aqui são, mas barbeadores, chapinhas, secadores e similares nem sempre são.

Um T (tê ou benjamim)! Sim, pois com tantos gadgets (eletrônicos), na hora de carregar tudo isso – e especialmente se você for compartilhar o quarto com outra(s) pessoas(s) – vai faltar tomada!

Cabos e carregadores de toda essa turma aí! Além de um cabo que posso usar no Ipad, Iphone ou Ipod de 3 metros, pois muitas vezes os hotéis não têm tomadas na cabeceira, e como sustentar o vício de dar uma última olhadela nas redes sociais antes de dormir?

Pen drive se você for de tirar muitas fotos, pode pedir um computador para o hotel e descarregar a memória da câmera nele. Eu nunca preciso disso. Mas usualmente tenho um pen drive na sacolinha do T e dos carregadores. (sim, deixo sempre uma bolsinha preparada com isso tudo junto já).
Parece muita coisa, mas não é não. Isso tudo vai depender do quanto você é conectado, gosta de fotos e etc! É o que eu levo usualmente.
Outras duas dicas: costumo pedir no hotel um cartão extra para a eletricidade, pois as vezes quero deixar uma bateria carregando e se não tem nenhum cartão na parede não tem como. Mas se fizer isso não vale deixar ar condicionado e lâmpadas acesas sem necessidade tá?
E por mania de segurança eu sempre carrego os aparelhos na bagagem de mão. Me sinto mais segura. No Brasil isso é recomendado pelas companhias aéreas, mas fora não sempre.
Computador: só levo em caso de viagens de trabalho e quando for sumamente necessário.
Bem-vindos à temporada de Férias. um grupo de blogueiras uniu-se com o objetivo de compartilhar suas experiências, informações, dicas e muito mais para enriquecer as possibilidades para esta época do ano.
:: Carregando Malinhas, Aline Figueiredo Férias na estrada: dicas para road trip com crianças
:: Criando Filhos pelo Mundo e para o Mundo, Liliane Arend 10 Regrinhas de Etiqueta para se usar na Imigração
:: Desempilhados, Tati Rosa Domingues – Férias com os amigos animais
:: E aí, Férias! Camila Faria – Férias chegando! Dicas para evitar perrengue na sua viagem
:: Malas & malinhas – Bárbara Calmeto – Dicas para aproveitar as férias com crianças
:: Maria Aqui e Ali, Renata Salas Collazo – Colônia de Férias (Summer Camps)
:: Nat’s Corner, Nathalia Depolo – Essenciais de Férias: 10 Coisas Que Não Ficam de Fora da Minha Mala
:: Passeiorama, Guaciara Rhein – 4 dicas de passeio em São Paulo – temporada de férias
:: Quebrei a Bussola, Julia Igreja – Dicas para economizar nas férias!
:: Viajante em Tempo Integral, Érica França – 5 dicas para curtir as férias com as crianças
:: Asas pra que te quero, Carla Araüjo – Pacote de Viagem pra que te quero! Passo a Passo para planejar a própria viagem
Lista de primeira hein? Com essas dicas, suas férias serão a prova de falhas! Aproveite!
Ufa, e você, leva o que?
Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!
Só não tenho o hábito do tripé – o restante, tá na minha lisinha de viagens sempre!
Amei o post!
e você carrega sempre o tripe?
Realmente não temos mais como viajar sem tanto cabo e bateria… Haja muque!! rs
Risos. nem me fale. eu otimizo ao máximo minha bagagem, mas algumas coisas…
Que boa dica a do adaptador!!! Não adianta estar toda preparada e nada entrar na tomada. Bela dica. Gostei da sua câmera compacta, quando eu for investir em outra câmera volto aqui para copiar o modelinho e comprar.
Tati
Sim, o adaptador e a voltagem são o coração de tudo.
Amei a lista! Eu também sempre tento enxugar o peso, mas depende muito pra onde você vai né? Ao invés do pen drive, eu carrego meu HD externo. Mais por precaução e mania de ter vários backups das minhas fotos mesmo. Se perdermos, estragarmos ou até mesmo nos roubarem nossas câmeras e celulares, eventualmente compraremos outros. Mas momentos e fotos não voltam jamais!
Muito boa a ideia de uma sacolinha ou necessaire pronta para eletrônicos de viagem!
Hehehehe eu deixo diversas coisas prontinhas, pq vivo na estrada. a bolsinha dos eletrônicos, a necessaire, e etc 🙂
Costumo ser preguiçosa para levar os eletrônicos, mas agora também estão fazendo parte da bagagem. Anotei alguns itens da lista.
Hoje em dia é quase impossível viver sem esses danadinhos…
Lista completa !!! Confesso que sempre levo mais do que preciso, fico com aquela sensação de que vou precisar e não estará lá …
Ká viu umas baterias externas que vc acopla do celular? São divinas.
Beijocas
Li
http://www.criandofilhospelomundo.com/
Já vi sim, mas o que gosto dessa minha é que posso carregar outros aparelhos com ela 🙂
Poli,
gostei demais da lista. Na verdade essa parte de eletronicos fica a cargo do meu marido, nem me meto…. a unica coisa que me preocupo e com o meu celular kkk mas a dica da camera compacta e otima, talvez eu ja posso adotar!!!! Otimo!!!
Sim, é sempre bom ter uma câmera mais compacta e robusta 🙂
Gente, eu fico sempre boiando em tecnologias .. Carrego o básico mesmo: celular, câmera ( que é a pilha #chateada), fones de ouvido, carregadores para tudo na vida e uns adaptadores de tomada.. Chapinha e secador é eletrônico? hehehe Só não carrego quando vou acampar.
Mas adorei a lista, bem simples e até eu – mega leiga – entendi e anotei as dicas!
Adorei 🙂
Ah eu quase que deixei como sinônimo eletrônico de elétrico, então chapinha é sim! hahahahah
Abraços
Ótimas dicas! Sempre deixo os eletrônicos juntos em uma bolsa para facilitar e não esquecer de nada.
A melhor coisa, para não se embananar né?
Adaptador é vida, mas eu sempre esqueço e toda viagem tenho que comprar um novo, hunf! Ipad por aqui é indispensável pelo meu filho e eu quero muito uma câmera wifi! Bjs e ótimo post!
Hehehe, esquecer o adaptador era rotina. Agora eu deixo todo mundo juntinho e não esqueço mais nada. ????
Eu sempre gosto de levar meu netbook ou o tablet para me distrair vendo filmes nos voos e para transferir as fotos!
Mas com certeza smartphone, carregadores e principalmente adaptador de tomadas são fundamentais!
Para viajar de carro eu ainda acrescentaria o bom e velho GPS!
Ah, adorei a dica do cartão extra do quarto! Nunca pensei nisso! Bjs…
Claro, para carro o gps é fundamental!!!
Muito legal Poliana. Pena que vc perdeu a GoPro, mas enfim, se não está fazendo falta, maravilha. Eu tô precisando comprar tanta coisa no meu material de viagem que nem sei por onde começar. Por isso ainda não comecei. rs. Beijos.
Às vezes dá preguiça mesmo né? Obrigada pela visita. Beijo
A bateria e o ipad são meus parceiros de viagem favoritos. Sempre fui contra ter ipad (sou fã de teclados para escrever), mas acabei me rendendo e no fim percebi que ele é extremamente útil para planejar rotas, consultar mapas e até para postar durante as viagens (fora o tradicional skype para dar sinal de vida em casa). Mas ainda quero uma câmera como essa aí! (A minha é bem simples rs)
Então, iPad ajuda para tantas coisas né? <3
Oi,Poliana
Quando viajo eu morro de inveja de algumas pessoas que vejo passeando com uma micro bolsa e penso : ué cadê a “máquina de retrato” ? [essa é do meu tempo ! hahaha] ué cadê a câmera digital ? cadê o carregador de bateria ?
Eu viajo atualmente com Ipad e celular e como passo o dia todo na rua levo na bolsa o carregador portátil de bateria. Acabo usando mais o celular pela praticidade. Não tenho saco para ficar focalizando, usando zoom e mais X recursos.
Adorei suas dicas ,talvez compre uma câmera com wifi…..
Eu ando cada vez mais viajando levinha. Até para os passeios to reduzindo tudo o que posso!!!
Hum!…Muito bom, e interessante, normalmente a gente esquece, pena que não vi antes…rsrs. No meu caso, até não preciso na maioria das vezes, tenho tudo a tira-colo….Não é mesmo, Poli? .. Beijuuuu
hehehehehe a tira colo né? heheheheh
Informações super úteis! Também não viajo sem meu iPhone, carregadores e o velho T!!
T é salvador né?!
Tenho que levar tudo isso aí nas viagens e fico desesperada de lembro o peso disso tudo!!! hehehe mas já fui salva várias vezes por carregador portátil e um simples benjamin!
Exato. Pesa + ajuda.
Em viagens de mais de 3 dias não dispenso a câmera também. O celular quebra um galho, mas se a cidade é incrível o telefone não dá conta! ahaha Ai lá vamos nós viajar com peso, né?
Adorei as dicas!
beijos
Exato. Por isso pensar um pouco antes ajuda a minimizar o peso.
Eu tô precisando comprar um carregador externo de bateria, além de umas coisinhas da lista como o adaptador e o cabo grande!
Acho bons investimentos.
Ótimas dicas! Tripé é algo que sempre penso em levar, mas acabo deixando para lá (o nosso é muito grande)…preciso comprar um menor pq faz falta!
Um pequenininho e levinho ajuda!
Dicas excelentes minha amiga Poliana. Sabe que hoje, além de todo o equipamento de fotografia, nós só levamos os celulares. Claro que dependendo da viagem e do tempo precisamos de um notebook pra trabalhar, mas num geral os smatphones suprem todas as nossas necessidades. Ah e um plug/adaptador SEMPRE é bom. Rs
Sim. O note é pesado, valioso é frágil. Evito sempre. Mas viagem muito longa precisa né?