Brasil

Ecomuseu de Itaipu – em Foz do Iguaçu

O Ecomuseu de Itaipu é um dos atrativos do complexo turístico de Itaipu (site: https://www.itaipu.gov.br/turismo/ecomuseu). Mas antes de mais nada, momento wikipedia: Ecomuseu não é um tipo de museu cujo acervo é sobre ecologia. Não! Ecomuseu é um tipo de museu cujo acervo é definido e composto pela comunidade do local!

Assim sendo, o Ecomuseu De Itaipu tem essa característica: tem objetos sobre a ocupação territorial de Foz, como por exemplo moendas de cana, roda d’água e outros.

IMG_4781

Também está preocupado em valorizar o trabalhador da Itaipu.

Segundo o próprio site do Ecomuseu, olha o que se pode fazer e ver lá:

“Conferir a exibição inovadora do acervo do Ecomuseu, baseada na interatividade e em recursos de exposição incomuns, como cenários fiéis ao passado e maquetes. O visitante percorre um circuito dividido em módulos que apresentam desde a ocupação da região da usina na margem brasileira até os projetos de conservação ambiental da Itaipu. Dentro desse roteiro estão atrações como os espaços temáticos de água e energia. Há também uma réplica do eixo de uma turbina em atividade, com direito aos ruídos característicos do coração da usina. Um painel de fotos 3X4 homenageia as 40 mil pessoas que trabalharam na construção da hidrelétrica.”

IMG_4785

Lá também tem espaço para exposições itinerantes. Quando visitei tava rolando a emocionante exposição de fotografia de Sebastião Salgado ‘Trabalhadores’ que homenageava os 40 anos da Usina. Mas antes dela teve uma chamada Lágrimas de São Pedro que lamentei não ter podido ver.

IMG_4791

Ou seja: sempre tem coisa legal para ver no Ecomuseu!

Para chegar lá em transporte coletivo sugiro consultar o 0800451516 (teletur) e perguntar as opções e horários de ônibus.

Você já curtiu a FanPage do blog no Facebook? Ahhh curte lá: https://www.facebook.com/ComendoChucruteeSalsicha

Aproveita e segue no Instagram também: @comendochucruteesalsicha

Quem me conhece sabe que Foz é uma das minhas cidades favoritas no Mundo, e esse não é o primeiro post sobre a cidade que coloco no blog, checa só os anteriores:

Sobre o Templo Budista: clique aqui

Parque Tecnológico de Itaipu: clique aqui

Parque das Aves: clique aqui

Arabesque Night e Feira do Livro: clique aqui

Muitas atrações em uma viagem com alunos: link direto

Evento Casamento na Aldeia: link direto aqui

O que eu estava fazendo, e com quem estava no 11/09/01, parece mentira mas foi assim: link direto aqui

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Oi. Nós do D&D Mundo Afora fizemos um post superbacana com 37 atrações sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

    Para ilustrar algumas atrações que não tivemos oportunidade de visitar, citamos alguns blogs que já tinham publicado posts sobre os assuntos.

    Entre eles, citamos o post do Comendo Chucrute e Salsicha sobre o Eco Museu de Itaipu. Quando puder, dê uma olhadinha lá!!!!
    http://www.dedmundoafora.com.br/2016/08/37-atracoes-foz-do-iguacu-puerto-iguazu-ciudad-del-este.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar