Brasil

Dicas de Ilhéus

No início de dezembro fui para Ilhéus, visitar amigos queridos e descansar um pouco antes de encarar o ritmo frenético do último mês do ano.
Não foi minha primeira visita a Ilhéus, em 2008 estive lá e passeei bastante pelo centro histórico, visitando a Casa de Jorge Amado, o Vesúvio, Catedral e etc. Tem lugares bonitos sim. Mas… na minha opinião, o grande atrativo de Ilhéus são as praias!

Ilhéus
Detalhes dos azulejos da Casa de Jorge Amado

Nem todas são necessariamente na cidade, ou na própria Ilhéus, mas todas as que vou mencionar aqui merecem uma chegadinha:
Uma praia urbana fica ao sul do bairro de Pontal (Onde fica o aeroporto), e se chama Dos Milionários. Pode não ser a mais linda que você já viu, mas ela tem estrutura de bares e restaurantes, bastante faixa de areia e o mar límpido, verde Bahia.

Ilhéus
vista da janela dos anfitriões para a praia dos Milionários. Deu saudade

Uma saudade tenho da praia do Cururupe, um pouco mais agreste e menos movimentada mas com um mar delícia.

Ilhéus
Pode querer voltar?

No litoral sul de Ilhéus, no distrito de Olivença fica a linda Jairi. Sim ela é meio afastada, tem menos estrutura mas é bela e tranquila. Ficamos em uma barraca simples mas muito caprichada onde tocava suavemente um samba de primeira! Adorei.

Ilhéus
sombra, água fresca e sambinha

No sentido contrário, no litoral norte o grande destaque fica para Itacaré (outro município)! Desde Ilhéus são umas 2hs de viagem de carro, com 2 paradas obrigatórias:
Mirante 1 com vista para a praia de Serra Grande, é de tirar o fôlego!

Ilhéus
Não é lindo?

Ilhéus
Casa da Empada. As melhores empadinhas do mundo com certeza, de todos os sabores possíveis e o melhor suco que tomei nos últimos tempos, destaque para o de Cacau. Gente, deu saudade!

Ilhéus
Yummy para esse suco de cacau. Feito da fruta mesmo. Sente só a grossurinha dele! Ai ai ai
Ilhéus
empadinhas e seus molhos irresistíveis

Em Itacaré estive na praia da Ribeira, que é mais cheinha que as de Ilhéus, e na da Tiririca.

Ilhéus
Tiririca
Ilhéus
Ribeira

Todas com água gostosa, e excelente balneabilidade!
Mas veja, se as praias foram o destaque dessa viagem para Ilhéus, devo admitir que a comida não fica para trás viu?

Ilhéus
Catedral, no centro histórico

Vou deixar umas dicas gastronômicas, além da excelente empadinha:
No Centro
Bataclan – Sim, o antigo bordel ressurgiu das ruínas (literalmente) e agora é um centro cultural. Serve almoço (buffet por quilo) e no jantar tem apresentação cultural.

Ilhéus
O interior, preservando uma áurea de bordel mesmo
Ilhéus
Tão bonito né?

Maria Machadão – tem um cardápio bem amplo, com direito a boas pizzas (com preço camarada) e menu japonês. Não deixe de provar a caipirinha de Pitanga.
Café Grão Amado – bem simpático e bonito, com um suco de uva e hortelã que merece ser provado. Fica do ladinho do bar Vesúvio. E do lado dê uma espiadinha na lojinha de cosméticos da terra, a Avatim.

Ilhéus
Pausa para o suco

No Pontal
Doceria e Cafeteria Glacê, que fica pertinho pertinho do aeroporto, que tem tortas maravilhosa. Eu me amarrei na torta de bolo do rolo. Atente, que não é bolo de rolo, é torta de bolo de rolo. Ô saudade.

Ilhéus
Olha como é bonitinha! E lá sempre alguém tá disposto a bater papo. Vai sem medo! 🙂

O Sushi Boteco tem um cardápio amplo de sushis, sashimis e coisas do gênero. Mas gostei muito do yakisoba!
O Restaurante da Pousada Morro dos Navegantes é lindo e excelente. Diz a lenda que a pizza é inenarrável, mas quando fui não serviram (é forno a lenha). Não abre na segunda tá? Mas compensa esperar pois você janta ouvindo o mar. É linda!
E você, já foi para Ilhéus? Recomenda o que para nós? Comente!

Ilhéus
Mais da Casa de Jorge Amado

Você já segue o Comendo Chucrute e Salsicha pelo instagram? Opa: @comendochucruteesalsicha

E já curtiu a página do blog no facebook?

Acompanhe tudo lá em tempo (quase) real!

Assine o nosso feed, na caixa aqui no topo a direita para receber todos os nossos posts em 1a mão. Não deixe de confirmar o mail que você vai receber tá? É só post mesmo que você vai ter em sua caixa, nada de spam!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

26 Comentários

  1. Ola ! Só resta dizer que o Brasil possui lugares maravilhosos e com certeza muita gente não aproveita.
    Abçs Clovis

  2. Ah Ilhéus. Costumo dizer que sou de Salvador, mas nasci em Ilhéus e tenho sempre grande alegria de voltar e curtir as praias, o centro e ver os parentes. Amo minha cidade, mas sugiro aos viajantes que procurem visitar Ilhéus no verão, tudo é mais animado e os serviços são melhores. No inverno, além da chuva e friozinho (acreditem) a cidade deixa muito a desejar. Obrigada Poli por apresentar tão bem a minha cidade. Beijos.

  3. Não conheço ainda, mas me deu vontade…Quem sabe iremos esse ano…Me parece lindinha a cidade e as prais, bem as praias é um caso aparte….Já sabia que realmente são lindas…Me aguarde!…

  4. Eu sou suspeita de falar… Mas amo a Bahia e Ilhéus não ficaria de fora. Passei muitas férias ali e como morava relativamente perto (130km) sempre dava um pulinho quando podia.
    Adorei as dicas Poliana, me vez voltar no tempo…
    Como sugestão indico também o Acarajé da Irene (como boa bahiana que sou), o kibe que também está na mesma pracinha (em uma barraquinha), acho que ainda existe e o Chocolate Caseiro de Ilhéus (uma marca de chocolate) muitoooo bom para os amantes do chocolate.
    Ah… A praia da concha também é linda!!

    Bem… Por aqui fico que a saudade apertou!

    Beijo Poli!!
    Parabéns uma vez mais!!!!
    Sucesso!!????????????

  5. Passamos a lua de mel em Ilhéus e sonho em voltar com meu marido e nosso filho de “vela”. Vai ser sensacional apresentar a cidade e suas praias para ele e contar como foi nossa viagem para lá há 25 anos atrás (Bodas de Prata). Já olhei inclusive o mesmo hotel que ficamos antes. Ótimo post, deu saudades.

  6. Eu sempre passo por Iheus e nunca paro pra conhecer por achar que não vale a pena, obrigada por me fazer pensar de outra maneira!

  7. Boa noite, vim aqui agradeçer imensamente o carinho com que divulgou a Glacê Doceria e Cafeteria situada em Ilhéus. Muito obrigada, recebemos clientes através das sua indicação. Atenciosamente, Zilma Helena.

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar