Europa

De trem na Espanha

Eu acho que existe um imaginário no Brasil sobre os trens europeus bem forte: de que o trem é barato, eficiente e rápido. Olha, eu já viajei bastante de trem por aqui, e acho que é uma alternativa muito boa de transporte, sem dúvidas, mas está longe de ser uma maravilha irrepreensível como podem opinar alguns.

Primeiro que cada país tem seus próprio sistema e com níveis de qualidade diferentes. Por exemplo, viajar de trem na Alemanha é muito mais cômodo do que em Portugal, que ao seu turno é mais cômodo do que na Hungria e por aí vai. Segundo que não é um meio barato, tá? Dependendo o aéreo é mais barato e sempre o ônibus é mais econômico do que o trem.

trem

Aqui na Espanha tem muitas cidades que são mais facilmente acessíveis de ônibus do que trem, mesmo saindo das capitais e indo para lugares bem turísticos. Exemplo: de Bilbao a San Sebastián; Sevilha a Ronda, De Málaga a Granada e etc. Outra característica curiosa é o fator pinga pinga! Sim, dependendo do tipo de trem ou do trecho ele vai parar bastante (Exemplo MainzFrankfurt) ou até vai ser necessário fazer troca de trem como no caso de Paris – Berlim.

TRem
Na Estação Central de Sevilha (Santa Justa)

 

Nem todos os trens são de alta velocidade. Aqui na Espanha mesmo não são muitas linhas, basicamente vai ligar Madrid a Sevilha passando por Córdoba, Madrid a Málaga e Madrid a Barcelona. São são os chamados AVE. O bom é que o site da Rede Espanhola de Trens (RENFE) é bastante completo, e te dá muitas informações e permite compras on line.

Trem
Na porta do vagão tem o seu número, você deve procurar na sua passagem qual é o seu vagão e evitar confusão de embarcar no vagão equivocado. Aqui se diz COCHE para vagão

 

O AVE que eu usei para ir para Madrid na semana santa chegou no máximo a 250km por hora e tinha uma comodidade providencial aqui na Espanha: vagão silencioso!

trem
psiu!

 

Viajar de trem pode ser uma ótima possibilidade frente ao avião por alguns motivos: as estações  usualmente são mais cêntricas que os aeroportos (e têm boa estrutura) e com isso você economiza tempo e dinheiro se deslocando; e você pode levar mais bagagem. É bem verdade que ninguém vai carrega-la para você, e não existe um compartimento só de bagagens, existe um espacinho em cada vagão para elas e em cima dos assentos para as menores. Isso quer dizer que você vai viajar longe de suas malas e elas não estarão muito protegidas.

trem

trem
viaja leve bicha!

 

Aqui na Espanha você deve passar as malas por equipamento de raio-x (lembre-se que esse país foi vítima de terrorismo justamente em sua principal – e linda – estação, Atocha em Madri, logo eles cuidam muito), e também mostrar a passagem antes do embarque.

trem

Como nem todos os países são assim, eu acostumei a deixar a minha passagem sempre à mão e à vista para a vistoria ao longo da viagem que ocorre. Assim posso dormir sossegada que o fiscal pega a passagem, olha e devolve sem me acordar.

trem
passagem pendurada na bandeja fechada!

 

Mas não se dorme muito não, pois a poltrona nunca reclina.

trem

No trem tipo AVE tem tomadas nos assentos! Mas não tem wifi (fuén fuén). Também dão fones de ouvido para você assistir a programação de tv de bordo.

trem

Antes de reservar o trem, cheque as possibilidades de aéreo e de ônibus e pense bem no que vale mais a pena, tá?

E… boa viagem procê!

Aqui neste link tem um índice de todos os posts da Espanha

Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

22 Comentários

  1. POLI, ACHEI INTERESSANTE POR SINAL TIVE A OPORTUNIDADE DE VIAJAR DE AMSTERDAM PARA BRUXELAS E ACHEI MUITO BOM.
    ABÇS E PARABENS PELA PUBLICAÇÃO!

  2. Oi Poliana!
    Eu estou indo passar 6 meses em Sevilla!
    Como as passagens estavam muito caras, sugeriram para que eu optasse pelo trecho São Paulo – Málaga. E depois pegar um trem para Sevilla.
    A passagem ficou bem mais em conta. Mas eu estou um pouco preocupada com o meu trecho Málaga -Sevilla. É tranquilo fazer esse trajeto de trem?
    E fiquei um pouco preocupada com o tamanho e o limite de bagagens. Voce sabe me informar se algo relacionado a isso?
    Muito Obrigada. Adorei o blog. Estou lendo todas as postagens para aproveitar cada lugar de Sevilla e da Europa

    1. Oi Maria Caroline, tudo bem?
      Obrigada pela visita ao blog, que bom que está gostando! Toda semana tem novidades, e fique a vontade para entrar e comentar.
      Olha, no site da Renfe tem informações de valores e horários. E sim é um trajeto tranquilo que une as duas cidades mais importantes da Andaluzia. Deve até ter AVE.
      Sobre bagagens, seguramente aquela que você pode transportar sem problemas no áereo (ate duas peças de até 32kg + 1 de mão). Com essa quantidade de bagagem você só vai sofrer um pouco para carregar tudo, mas vai dar tudo certo.
      Um abraço e boa estadia por aqui. 🙂

      1. Ah! Muito obrigada Poliana!
        Acredito que terei que ficar um tempo em Málaga até pegar o trem pra Sevilla. Você sabe me dizer se nas estações é comum ter lugar para guardar as bagagens, assim eu poderia passear por Málaga. 🙂
        Abraços!

  3. Poliana, adorei o fato de não reclinar poltrona. Eu tenho horror de poltrona reclinada na minha cara. Ia me dar bem neste trem. Adorei suas dicas. Aqui na Colômbia só tem um trem que só faz um trajeto e se você for a pé vai mais rápido. Então acho que está pior que o da Hungria. hahahahah
    Tati

  4. Poli, achei bem interessantes suas informações. Nós andamos de trem Londres-Paris e amamos. Passear pela Espanha de trem deve ser muito legal. Tá na lista! rsrsrs bjs

  5. Poli, ano passado tive a oportunidade de fazer alguns trechos de trem pela Itália, especialmente pela Trenitalia. Gostei bastante, especialmente por ser algo diferente do que temos no Brasil. Sou fã de trens, porque são mais limpos, rápidos, não causam trânsito, são mais baratos. Enfim, gostaria muito que aqui no Brasil esta também fosse uma forma de locomoção mais utilizada!

  6. Poliana,
    Acho que realmente temos a impressão aqui que os trens na Europa são a 8ª maravilha do mundo. Tudo tem prós e contras né? Tem que analisar direitinho mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar