Depois de muitas viagens para Buenos Aires (você já leu agum post do blog sobre essa cidade que me encanta? opa, aqui tem os links cafés; passeios diversos; passeios de um dia; viagem com aluno; sugestões de passeios diferentes; e uma conexão de seis horas !) opinei que já era hora de uma viagem para outros lugares no país vizinho. Após ponderar sobre Mendoza, acabamos ficando com Córdoba!
[se clicar sobre as fotos elas ficam grandes]A segunda maior cidade do país com 1,5 milhão de habitantes é a capital da província homônima e concentra a metade dos habitantes dela.
Córdoba é uma das cidades mais antigas da Argentina, com mais de 400 anos. E ela tem um Patrimônio da Humanidade da Unesco interessante, que são os legados jesuítas. O interessante não é o tema do patrimônio, mas a disposição: Uma parte está na capital, e outras dispersas no interior e somados conformam o patrimônio declarado pela Unesco.




Na cidade propriamente dita, o que é declarado Patrimônio da Humanidade seriam: Colégio Nacional de Monserrat; Catedral Jesuítica; e a Universidad Nacional de Córdoba. Eles também são sinalizados como os principais atrativos da cidade e ficam todos lado a lado no que eles chamam de Manzana (quarteirão) Jesuítico. Ambos podem ser visitados no mesmo dia, e contam com visitação guiada.


Dentro da Universidade os principais destaques são a Biblioteca Mayor e o Salón de Actos. Atente que esses lugares seguem calendário universitário de abertura e fechamento. Lá na Universidade mesmo você pode contratar um tour guiado (por 10 pesos) que o leva ao Salón e a Igreja. A biblioteca é por sua conta.

Pelo mesmo valor de 10 pesos você contrata uma visita guiada pelo Colégio de Monserrat, que é bastante interessante.


Embora os elementos jesuíticos sejam os mais propalados pelos órgãos oficiais de turismo locais, em minha opinião Córdoba é mais linda na porção mais moderna, onde se situam os museus!

No entorno da Plaza España ficam muitos museus lindos! (Preste bem atenção, todos os museus nacionais e provinciais da argentina têm entrada grátis às quartas-feiras). São eles: Museo Provincial Palacio Dionisi; Museo Palacio Ferreyra; Museo de Ciencias Naturales; e Museo Caraffa. Nós estivemos em todos, menos no de Ciências Naturais. Em um dia completo podem ser visitados. E na volta a caminho do centro você passa no Centro Cultural Paseo Buen Pastor.

Os edifícios dos museus são lindos, todos eles.

O Palácio Dionisi é um museu da Universidade, e é novinho em folha. Se dedica apenas a mostras temporárias.
O Museu Caraffa é o mais modernoso de todos, mesmo com cem anos de existência como museu, é dedicado a mostras temporárias de arte moderna! Muito legal. Vimos coisas bem impressionantes mesmo.
O Museu Superior de Belas Artes Palácio Ferreyra está abrigado na edificação mais linda! Com um acervo dedicado a diversas coleções permanentes certamente vale a visita!
No embalo dos museus eu recomendaria um almoço no restaurante El Club de la Milanesa (pertinho de tudo isso e saboroso!) http://www.elclubdelamilanesa.com/
E o jantar no Paseo El Buen Pastor (http://www.cba.gov.ar/cordoba-cultura/paseo-del-buen-pastor/), onde além de comer você poderá ver o espetáculo da fonte de água luminosa e dançante.
Para um passeio diferente na cidade, fizemos um city tour. Embora o ônibus (veeeelhooo) parecesse com um daqueles hop in hop off, era apenas um city tour mesmo. Por 35 pesos e duração 2 e meia horas, o passeio guiado em inglês e espanhol leva a diferentes partes da cidade, mostrando uma Córdoba que não estava ao alcance dos olhos iniciantes do turista. Por isso valeu bastante a pena.




Gostamos de visitar a cidade, para quem quer diversificar de Buenos Aires e ainda se manter na Argentina, recomendo. Mas recomendo também pela sua gente simpática, seus preços mais camaradas, suas árvores lindas, seu ar seco que mantem o cabelo em ordem (e ferra com o nariz, é bem seco mesmo). Ainda tem coisas para visitar, na cidade e no interior.
Próxima parada: interior de Córdoba!
Você já curtiu a nossa FanPage no Facebook?
E já segue no Instagram o perfil do blog? @comendochucruteesalsicha
Assim você fica por dentro de todas as nossas aventuras em tempo real (ou quase!).
Eu não sabia que Córdoba era tão interessante assim, afinal gostei.
Abçs
clovis
É sim, eu gostei bastante. pena que passamos tanto calor! Abraços
Vou fazer um intercambio de férias pra lá, fiquei com medo de ter escolhido a cidade errada mas pelo visto vou amar!!
Vai gostar sim, com ceteza. Abraço e boa viagem!