America do Sul

Córdoba, Argentina

Depois de muitas viagens para Buenos Aires (você já leu agum post do blog sobre essa cidade que me encanta? opa, aqui tem os links cafés; passeios diversos; passeios de um dia; viagem com aluno; sugestões de passeios diferentes; e uma conexão de seis horas !) opinei que já era hora de uma viagem para outros lugares no país vizinho. Após ponderar sobre Mendoza, acabamos ficando com Córdoba!

IMG_4631

[se clicar sobre as fotos elas ficam grandes]

A segunda maior cidade do país com 1,5 milhão de habitantes é a capital da província homônima e concentra a metade dos habitantes dela.

IMG_4630

Córdoba é uma das cidades mais antigas da Argentina, com mais de 400 anos. E ela tem um Patrimônio da Humanidade da Unesco interessante, que são os legados jesuítas. O interessante não é o tema do patrimônio, mas a disposição: Uma parte está na capital, e outras dispersas no interior e somados conformam o patrimônio declarado pela Unesco.

P1050760
Centro Histórico
P1050740
Prédio das Loterias de Córdoba no Centro Histórico
P1050741
Belo Teatro San Martin no Centro Histórico
Cordoba Argentina
Símbolo da Companhia de Jesus na Igreja Jesuíta

Na cidade propriamente dita, o que é declarado Patrimônio da Humanidade seriam: Colégio Nacional de Monserrat; Catedral Jesuítica; e a Universidad Nacional de Córdoba. Eles também são sinalizados como os principais atrativos da cidade e ficam todos lado a lado no que eles chamam de Manzana (quarteirão) Jesuítico. Ambos podem ser visitados no mesmo dia, e contam com visitação guiada.

Cordoba Argentina
cúpula interna da Igreja
Cordoba Argentina
A igreja matriz no centro histórico. A cidade tem bastante iluminação das edificações, fica tão mais bonito

Dentro da Universidade os principais destaques são a Biblioteca Mayor e o Salón de Actos. Atente que esses lugares seguem calendário universitário de abertura e fechamento. Lá na Universidade mesmo você pode contratar um tour guiado (por 10 pesos) que o leva ao Salón e a Igreja. A biblioteca é por sua conta.

Universidad de Córdoba
Pátio da Universidad de Córdoba

Pelo mesmo valor de 10 pesos você contrata uma visita guiada pelo Colégio de Monserrat, que é bastante interessante.

P1050751
o Colégio a noite
P1050709
Lá dentro tem um mini museu.

Embora os elementos jesuíticos sejam os mais propalados pelos órgãos oficiais de turismo locais, em minha opinião Córdoba é mais linda na porção mais moderna, onde se situam os museus!

IMG_4754
Novo museu Palácio Dionisi

No entorno da Plaza España ficam muitos museus lindos! (Preste bem atenção, todos os museus nacionais e provinciais da argentina têm entrada grátis às quartas-feiras). São eles: Museo Provincial Palacio Dionisi; Museo Palacio Ferreyra; Museo de Ciencias Naturales; e Museo Caraffa. Nós estivemos em todos, menos no de Ciências Naturais. Em um dia completo podem ser visitados. E na volta a caminho do centro você passa no Centro Cultural Paseo Buen Pastor.

IMG_4765
Lateral do Palácio Ferreyra

Os edifícios dos museus são lindos, todos eles.

IMG_4750
interior do Carrafa

O Palácio Dionisi é um museu da Universidade, e é novinho em folha. Se dedica apenas a mostras temporárias.

P1050971

O Museu Caraffa é o mais modernoso de todos, mesmo com cem anos de existência como museu, é dedicado a mostras temporárias de arte moderna! Muito legal. Vimos coisas bem impressionantes mesmo.

P1050974

O Museu Superior de Belas Artes Palácio Ferreyra está abrigado na edificação mais linda! Com um acervo dedicado a diversas coleções permanentes certamente vale a visita!

IMG_4761

P1050984

No embalo dos museus eu recomendaria um almoço no restaurante El Club de la Milanesa (pertinho de tudo isso e saboroso!) http://www.elclubdelamilanesa.com/

E o jantar no Paseo El Buen Pastor (http://www.cba.gov.ar/cordoba-cultura/paseo-del-buen-pastor/), onde além de comer você poderá ver o espetáculo da fonte de água luminosa e dançante.

IMG_4725

Para um passeio diferente na cidade, fizemos um city tour. Embora o ônibus (veeeelhooo) parecesse com um daqueles hop in hop off, era apenas um city tour mesmo. Por 35 pesos e duração 2 e meia horas, o passeio guiado em inglês e espanhol leva a diferentes partes da cidade, mostrando uma Córdoba que não estava ao alcance dos olhos iniciantes do turista. Por isso valeu bastante a pena.

P1050872

IMG_4698
o interior do prédio histórico do Banco de Córdoba. Só soubemos dele pelo city tour e é bem bonito.
P1050914
muitos edifícios históricos
IMG_4614
Palácio da Justiça
P1050902
a Catedral, que parece incompleta mas não… uma torre, a mais alta, simboliza a obra de Deus e a outra a dos homens: sempre inconclusa.

IMG_4616

Gostamos de visitar a cidade, para quem quer diversificar de Buenos Aires e ainda se manter na Argentina, recomendo. Mas recomendo também pela sua gente simpática, seus preços mais camaradas, suas árvores lindas, seu ar seco que mantem o cabelo em ordem (e ferra com o nariz, é bem seco mesmo). Ainda tem coisas para visitar, na cidade e no interior.

IMG_4623

Próxima parada: interior de Córdoba!

Você já curtiu a nossa FanPage no Facebook?

E já segue no Instagram o perfil do blog? @comendochucruteesalsicha

Assim você fica por dentro de todas as nossas aventuras em tempo real (ou quase!).

Tags
Mostrar Mais

Posts Relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close