A Vueling Airlines existe desde 2004 e é a maior companhia aérea em termos de destinos e frota dentro da Espanha (clique para ver 10 motivos para viajar já para Espanha) e a segunda maior em termos de passageiros (perde para a Ryanair – já leu sobre como é voar com essa companhia? Clique no nome para saber). Sua principal base é Barcelona (link com post lindo sobre essa cidade) mas não é a única, também tem base em Amsterdam, (tem vontade de visitar Ams? Clique para dicas) Florença e Paris. Ela opera em codeshare com a Ibéria e opera mais de cem destinos na Europa e fora. Isso quer dizer: tendo a Espanha no seu roteiro, é difícil que você escape de voar com Vueling.

Vueling nasceu como companhia aérea de baixo custo (low cost – clique para ver uma lista de hotéis low cost na Europa), hoje a coisa não é bem assim, mas ela ainda tem o jeitão de ser low cost.
O site é bastante funcional e ágil (http://www.vueling.com/es) . Se você entrar no site da Ibéria também vai sinalizar os voos operados pela Vueling para o destino escolhido. A diferença é que se comprar Ibéria, a passagem sai um pouco mais cara, mas você pode despachar sua bagagem de até 23 kg sem pagar novamente. Mas se comprar pela Vueling diretamente em seu site, as tarifas mais baratas não incluem a franquia de bagagem despachada, e nesse caso é somente uma peça de até 10 kgs – que na prática vejo que eles fazem vista grossa para uma segunda peça pequena, como uma mochila ou bolsa de mão. Não há muita paranoia em pesar e medir as malas, mas existe no check in um painel medidor sim. Então é bom não abusar ok?

As possibilidades de tarifa são:
Basic – que é canela seca e a mais barata por isso mesmo: você não escolhe assento nem na hora do check in (nem pedindo); sem franquia de bagagem despachada, sem comida a bordo, mas acumula pontos no programa de milhagens da Vueling;
Optima – é em média 30% mais cara do que a Basic e além do que ela já te oferece, te dá possibilidade de franquia de bagagem despachada; você escolhe o assento, faz check in on line, e pode adiantar o voo sem custo adicional;
Excelente – é em média 60% mais cara do que a Basic, mas além de todas as vantagens da Optima, a Vueling nesse caso te dá assento na primeira fila, acesso a sala VIP, refeição a bordo, flexibilidade de mudanças e cancelamento; 14kg de bagagem de mão, embarque preferencial, e acumula pontos na Vueling ou na Ibéria.
Como a tarifa basic não dá acesso a check in on line sempre tem filas no check in do aeroporto… Isso é um pouco chato.
Na prática os assentos são bem apertatinhos, exceto se você vai na primeira fila ou na saída de emergência. Então o espaço para as pernas é maior, mas você ainda vai viajar bem coladinhx com x seu companheirx do lado… E nos assentos que não são com espaço maior entre as fileiras, o espaço é tão justo que não dá para abrir um computador e trabalhar por exemplo… Sim, eu já tentei e sem sucesso algum.

O serviço de bordo na Vueling não é incluído, como comentei, mas eles oferecem um cardápio relativamente grande e que é pago a parte. São saladas, sanduíches, bebidas quentes e frias, snacks e doces diversos. Os preços não são assustadores, veja:
A revista de bordo se chama Ling, é mensal e você pode levar embora se quiser. Tem matérias interessantes e uma agenda cultural que vale a pena dar uma olhada. Sua publicação é em inglês e espanhol.

Algo que me incomoda um pouco é o fato de ter alguns anúncios longos durante o voo: as explicações de segurança já de praxe e em espanhol e em inglês; a chefe de cabine apresentando todos os comissários; o comandante dando dados de temperatura e etc; comissários oferecendo o serviço de bordo; … Tudo em dois idiomas e em voos relativamente curtos cansa, porque na prática a cada meia hora ou menos tem um anúncio e isso impede um pouco o descanso…
Mas em compensação, a Vueling é bastante pontual e os voos costumam chegar com alguns minutos de antecipação.

Eu viajei bastante com a Vueling em 2015, quando morei na Espanha, e não tinha maiores reclamações. Se era a mais em conta, e com voos curtos eu encarava bem. Mas acho a Transavia por exemplo (clique aqui para ler sobre como é voar de Transavia), melhor e também low cost.
Aqui neste link tem um índice de todos os posts da Espanha e neste link todos os posts sobre Sevilha.
Como é voar Latam para o México
Gostou? Comenta! Compartilha!
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!
Olha em viagens com duração de menos de 2 hs, vale a pena. Os preços e a pontualidade fazem a diferença.
Quem se locomove com frequência especialmente internamente na Espanha é uma ótima pedida.
Recomendo.
Clovis
Tem muita razão! Um abraço.
Voaria, com certeza, com a Vueling depois de seu post, ainda não conheço a Espanha, mas está na minha lista, então um dia voarei com esta cia, espero, rsrs
Sou fã das low costs e já voei de EasyJet de Nice a Paris e foi sensacional, o único problema é mesmo em relação às bagagens que é bem rígido e a gente passa muito aperto na hora de fazer o check in.
A Espanha merece ser visitada. Olé!
Nossa! Nunca tinha ouvido falar nessa companhia aérea! Super informativo seu post! Ah, eu ainda volto para a Espanha… e quem save eu vôo de Vueling??
Beijocas
Sim, tomara que possa voltar logo logo. Eu adoraria voltar amanhã mesmo.
Olha q legal, valeu a dica nao tinha ouvido falar nessa cia arrea! Acho q para voos rapidos ta valendo 🙂
beijocas
Li
Lá na Espanha é muito popular. 🙂
Essas empresas não oferecem muito conforto, mas pra viagens curtinhas são uma mão na roda já que o preço costuma compensar bastante. Não tinha referências dessa empresa e adorei saber da sua experiência com ela. Já anotei no meu caderninho de dicas.
Ela não é baratinha com a Ryanair, por exemplo, mas é mais barata que a Iberia.
Nunca ouvi falar Poli, mas , foi um post super útil pra mim! 🙂 anotado.
É sempre bom ter essas informações salvas no HD né?
ótima dica pra viajar pela Europa com um orçamento mais enxuto. O problema pra quem não mora por lá é a bagagem pois dificilmente a pessoa se encaixa no que eles exigem .
Viajar leve: um mantra
Nunca voei com eles, mas ótimas dicas práticas!
Acho que são honestos. 😉
Obrigada pela visita.
Tenho quase nada de experiência com essas companhias low cost. Bom saber desta opção pela Espanha, já que pretendo voltar para lá qualquer hora! Obrigada por compartilhar!
Oba, volta sim. Olé
Confesso que esse foi meu primeiro contato com a Vueling. Ainda não conhecia! Já gostei e vou deixar a dica anotada para voos pela região <3
Sim, deixe anotada. Tomara que logo você possa ir para a bela e divertida Espanha! Olé
Já viajei pela vueling e não tenho o que me queixar. Achei ela bem no padrão das low costs. Os valores que consegui foram sensacionais rss
Pois é, é honesta.
Olá! Cheguei aqui porque estava procurando no Google mais informações sobre a Vueling. Eu tinha milhas no Iberia Plus suficientes para resgatar o trecho Paris (Orly) – Barcelona e essa companhia era a única opção disponível (agora entendo o motivo, já que pertence ao grupo Iberia). Arrisquei reservar mesmo sem nunca ter ouvido falar na Vueling, mas após ler o seu relato (e outros nos comentários) estou mais confiante para voar com ela, no próximo dia 30. Espero só não ter problema com a mala, que será grande…
Agora darei uma lida nos links que você sugeriu ao longo do texto. =)
Que bom. Espero que as informações dos links também sejam úteis. Abraços.