Brasil

Circuito Especial da Itaipu

Em Junho tive a oportunidade de fazer novamente o passeio chamado Circuito Especial, na Usina de Itaipu em Foz. Fazia 17 anos desde a última vez que fiz esse passeio e então ele se chamava Visita Técnica!

Diferente da Visita Panorâmica, o Circuito Especial visita o interior da Usina, com muitas, mas muitas informações super interessantes sobre essa que é uma das 7 maravilhas da engenharia. O link dessa visita está aqui  e da Itaipu e outros atrativos aqui

P1050450
dispositivo de Alinhamento e nivelamento para furacão dos eixos das turbinas dos geradores. Peso do brinquedo: 20000 KGF com 4m de diâmetro

Como todas as visitas na Usina, esta também inicia no Centro de Recepção de visitantes (que tem WiFi grátis, cafeteria, loja e banheiro) com a exibição de um vídeo institucional. Ele tem 30 minutos e fala um pouco (bem pouco mesmo, poderia falar mais e melhor) da concepção da Usina, das obras, alguns números. E fala bastante sobre os projetos sociais e ambientais. Eu já comentei aqui: não gosto deste vídeo, acho que ele mascara a história, a nega para quem vive(eu) isso tudo. E já me queixei com pessoas de dentro da Usina, por isso sei que não sou a única descontente.

P1050452
No Centro De Recepção de Visitantes.

 

Depois do vídeo, embarcamos em um ônibus. A primeira parada, apenas para fotos de dentro do ônibus mesmo:

IMG_4057

Depois com desembarque fomos até o Mirante Central, de onde se avista a Barragem:

P1050455
A vista que sempre impressiona!

 

e o Vertedouro:

P1050459

Depois paramos na Barragem de Concreto, e nosso guia o Rafael foi explicando dados sobre a construção e as pessoas.

P1050472
Aqui o Rio Paraná, cuja largura não passa de 800m. Logo em frente a essa imagem o Lago de Itaipu (formado a partir do Rio Paraná), cuja largura chega até a 12km!

 

No interior da Barragem de Concreto, visitamos uma das Estações Catedral, no antigo leito do Rio Paraná, e ao lado dos tubos por onde passam 700mil litros de água por segundo (a metade da vazão das Cataratas do Iguaçu, e são diversos desses tubos. É muita água e força!

IMG_4058
Muita água hein?
P1050483
No interior da Estação Catedral. Muitas histórias e lendas sobre a construção da Barragem de Concreto. São três barragens, tá?

 

Também visualizamos a sala de comando central:

P1050490

A estação Canal de Fuga:

P1050495

e finalmente a Estação Galeria.

P1050499

É um passeio especial, que vale mesmo a pena. O valor? R$ 64,00, e a Usina tem política de descontos, checar.

P1050506

No site tem uma observação importante: A idade mínima para esse passeio é de 14 anos. Não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, e shorts ou minissaias durante a visita. Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha. O visitante que não se enquadrar nesses critérios não poderá fazer a visita.

Para chegar lá em transporte coletivo sugiro consultar o 0800451516 (teletur) e perguntar as opções e horários de ônibus.

Você já curtiu a FanPage do blog no Facebook? Ahhh curte lá: https://www.facebook.com/ComendoChucruteeSalsicha

Aproveita e segue no Instagram também: @comendochucruteesalsicha

Quem me conhece sabe que Foz é uma das minhas cidades favoritas no Mundo, e esse não é o primeiro post sobre a cidade que coloco no blog, checa só os anteriores:

Sobre o Templo Budista: clique aqui

Arabesque Night e Feira do Livro: clique aqui

Muitas atrações em uma viagem com alunos: link direto

Evento Casamento na Aldeia: link direto aqui

O que eu estava fazendo, e com quem estava no 11/09/01, parece mentira mas foi assim: link direto aqui

Etiquetas
Mostrar Mais

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Foi uma visita técnica incrível. Parabéns pela divulgação. Muito positivo este ato de retratar um local após a uma visita e colocar nas redes sociais a realidade dos fatos. Nossa bela Foz do Iguaçu e sua imponência Itaipu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar