Decidimos alugar um carro e dar uma volta pela Andaluzia. Alessandro adora dirigir e colocando as contas na ponta do lápis resulta mais barato do que tomar trem para os dois para as cidades que visitamos, além de nos dar total independência para curtir mais ou menos um lugar né?

Saindo de Málaga sentido Cádiz dá para entender perfeitamente para onde vão os 11 milhões de passageiros que desembarcam no seu aeroporto: a Costa do Sol, onde Málaga está situada e vai até mais ou menos Estepona, é um emaranhado de resorts, campos de golf, prédios de segunda residência, shopping centers, atrações turísticas bestas do tipo pega-turista. Uma coisa assustadora de se ver, que destoa com as grandes cidades da Andaluzia, por exemplo, que primam pela manutenção de sua história. Aqui uma (ou duas talvez) aula(s) de planejamento turístico e desenvolvimento urbano caberiam: o turismo parece ter atropelado tudo, de forma agressiva e… feia!
A Costa da Luz, dali em diante, é menor, menos turistificada (pros padrões espanhóis tá?), menos burguesa e badalada e com muito surf, kite surf. Eu gostei mais. Menos loucura e mais acesso às paisagens que não são tapadas pelas construções (concluídas ou abandonadas) da Costa do Sol.
Nossa primeira parada foi Cádiz, que é considerada a localidade mais antiga em termos de ocupação humana ininterruptamente! São 4 mil anos de história minha gente.

É uma cidade que tem seus bairros dentro do centro histórico, para ir calculando o tamanho do centro histórico. Mas não é cheia de vida como outras cidades da região, mas tem personalidade!


Me recordou em algum sentido Portugal ou Salvador, seja pelas construções caiadas, seja pela pintura descascada nos muros e paredes que pedem por reparos.
Mas é bonita, gostei. Como em todas as cidades espanholas, com muitas e portentosas igrejas que tomam conta da paisagem histórica!
Ficamos pouco tempo lá, uma noite e uma manhã. Mas o suficiente para decidir se vale voltar para mais tempo ou não, e acho que vale!

Próxima parada: Jerez de la Frontera
Hum!…Me pareceu muio interessante mesmo?….só faltou comentar a placa de sinalizaçã “Algecira”, fiquei curiosa…..rsrsr