Como é viajar de trem em Portugal

Viajar de trem em Portugal é fácil, descomplicado – como quase sempre. O sistema é público (ainda) e tem um site bastante eficiente, cujo link está aqui. Nunca é muito saber que trem em Portugal se diz comboio, ok? 🙂
trem portugal estação albufeira

na estação da Albufeira

No site você encontra todas as informações necessárias de horários, estações, conexões e inclusive pode comprar as passagens. A maior dificuldade que eu encontrei para viajar de trem em Portugal, no caso de chegar e sair de Lisboa, foi saber qual das estações era mais perto do meu ponto de interesse na capital, mas isso com google maps e alguma boa vontade se descobre.
trem portugal

os trens não são lá super novos

As estações são em sua maioria antigas e simples, mas contam com o necessário: atendimento, banheiro limpo, algum tipo de serviço de alimentação, além de táxi ou ônibus. Exceção se faz a belíssima estação Do Oriente, de Lisboa, projetada pelo badalado arquiteto valenciano Santiago Calatrava (parênteses forte: uma das suas obras mais conhecidas está na Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, cujo post está aqui).
trem em portugal estação do oriente

ela é assim de impressionante

Os trens são um pouco velhos, e tem primeira e segunda classe. Claro que eu só viajo na segunda né? Sou professora gente, tenho dinheiro pra primeira não! Hahahaha
Não há limite de bagagem para viajar de trem em Portugal, mas cuidado: se você viajar sozinha, vai ter que erguer a mala e cuidar com o espaço entre o trem e a plataforma – Mind the gap between the train and the plataform, só para ter saudade do metrô de Londres hehehe)
trem portugalAs suas bagagens ficarão no compartimento próprio para elas, e desacompanhadas. Eu confio de boa. Mas na parte superior do assento tem um pequeno bagageiro também.
trem em portugal

vista geral do trem comum

trem em portugalNão há muita conectividade nos trens, o wifi quando existente é falho. Não conte com isso tá?
Existem diferentes tipos de trem em Portugal, com diferentes valores e trajetos. Os mais rápidos e que fazem menos conexão são mais caros. O tipo de trem disponível para o seu trecho vai depender das cidades envolvidas, usualmente entre cidades maiores a oferta é maior também. Quando você compra, tanto pelo site quanto pelo guichê, essas informações são claras: hora de saída, chegada, paradas, valores e etc.
trem em portugalOs trens são relativamente confortáveis. O espaço para as pernas é maior do que de um avião, mas a poltrona usualmente não reclina. Os vagões costumam ser bem limpos também. Sem reclamações quanto a isso.
trem em portugalNas estações não há controle de documentos, bagagem ou de passagens como na Espanha – que já sofreu atentado terrorista na sua principal estação de trem, por isso o controle no vizinho é maior (já viu o post sobre trens na Espanha? Clique aqui). Você embarca no trem e depois, durante a viagem, x funcionárix da CP (combios de Portugal) passar vistoriando a passagem. Por isso mesmo eu sempre deixo em lugar visível, assim se estiver dormindo elx não precisa me acordar 🙂
trem em porugalCurtiu? Comenta! Compartilha! Faz uma blogueira feliz com a sua interação.
Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real.
E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!
Para receber nossos posts em primeira mão, inscreva-se no nosso feed (ali em cima, à direita), sempre e apenas quando os posts forem publicados você receberá o link em seu e-mail!
2016-11-15-11-52-50Salvar
Comentários
  1. 9 meses ago
  2. 9 meses ago
  3. 8 meses ago
    • 7 meses ago
  4. 6 meses ago
  5. 6 meses ago
  6. 6 meses ago
  7. 6 meses ago
  8. 6 meses ago
  9. 6 meses ago
    • 6 meses ago
  10. 6 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*