Museu da Imigração de São Paulo

O Museu da Imigração de São Paulo é uma joia do bairro da Mooca, acomodado ainda na antiga hospedaria que recebia os imigrantes chegados do porto de Santos.

telas táteis e depoimentos <3

A hospedaria, estima-se, recebeu 2,5 milhões de pessoas – e não era a única da cidade – que depositavam fé, esperança, sonhos, medos, saudade e desejos de dias melhores na vida no Brasil.

a fachada bonitona

O acervo é disposto em diferentes salas temáticas: campo e cidade, São Paulo Cosmopolita, e etc. Além disso, há salas de ambiência com muitos objetos e recursos tecnológicos para interpretação tais como: áudios, depoimentos, vídeos, projeções diversas, telas táteis, entre outras.

dormitórios

Além disso, há exposições temporárias que valem a pena a visita.

em cada uma dessas gavetas contêm documentos diversos. uma beleza

Outro recurso, que tentei usar sem sucesso, é o de pesquisa de imigrantes por nome. O terminal não funcionava a contento e não foi possível pesquisar nada. Uma pena.

Terra Nova

É um belo museu ainda menos conhecido do que outros da cidade de São Paulo, conta a história de muitos de nós e faz pensar bastante.

muitas imagens

é super bem cuidado, viu?

Ah, os jardins são lindos e é gostoso estar lá 🙂 Eu visitei por força do trabalho, mas me prometia há algum tempo a visita, tanto o Museu da Imigração de São Paulo, quanto o de Buenos Aires que acabei visitando uma semana antes e que me emocionou muitíssimo. Logo visito o de Nova York. Sim, eu adoro o tema :).

uma parede cheia de sobrenomes de imigrantes que se hospedaram por lá. lindíssima

 E você, já visitou algum museu de imigração?

o prédio é enorme e tem muitos programas educativos.

Curtiu? Então Comenta! Compartilha! Faz uma blogueira feliz!

olha que linda!

Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real. E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!

e quem negaria isso?

SalvarSalvar
Comentários
  1. 4 semanas ago
  2. 4 semanas ago
  3. 4 semanas ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*