Museu da Imigração – Buenos Aires

O Museu da Imigração de Buenos Aires é um lugar muito especial e ainda pouco procurado pelos turistas brasileiros. Ele fica no Puerto Madero, pertinho do terminal do Buquebus e é administrado pela Universidad Nacional Tres de Febrero.

Ele é enorme e compartilha o espaço com o museu de arte contemporânea.

A Argentina foi o país da América Latina que mais recebeu imigrantes, e ainda recebe. Alguns povos dizem ter origens nos vikings, maias, romanos, persas entre outros. Os argentinos dizem sobre sua própria origem: Viemos dos Barcos! Em clara alusão aos imigrantes em ondas densas que ocuparam o território do país.

Muitas projeções e sons para tocar o visitante e interpretar o patrimônio

Quando chegavam pelo porto de Buenos Aires esses imigrantes eram levados para o hotel de los inmigrantes, uma hospedaria que os recebia e os encaminhava para seus locais de trabalho (a exemplo de São Paulo). Hoje esse lugar é o chamado Museu da Imigração, cujo acervo conta com vasta interpretação com recursos de áudio, vídeos, telas táteis, textos e muitos outros para contar essa história de chegadas e partidas que faz parte do cotidiano do país.

Um pouco de ambiência

Eu visitei o Museu da Imigração de Buenos Aires por força do meu trabalho, e amei, me emocionei, ri e chorei. No final da visita você ainda pode dar o nome de seu parente imigrante para x atendente e elx pesquisa para você os dados existentes sobre essa pessoa. É incrível! Eu mais do que recomendo a visita, que além de ser cheia de recursos, em um lugar lindo é gratuita (como praticamente todos os museus públicos da Argentina). Em outro post quero falar sobre o Museu da Imigração de São Paulo, que é bem legal também e do Ellis Island de Nova York que está na lista para ser visitado. 🙂

Os depoimentos são emocionantes!

Curtiu? Então Comenta! Compartilha! Faz uma blogueira feliz! Já segue o @comendochucruteesalsicha no Instagram? Lá você acompanha tudo em tempo – quase – real. E você já curtiu a página do facebooK? Curte lá!

visitantes ilustres!!!

SalvarSalvar
Comentários
  1. 2 semanas ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*